domingo, 1 de março de 2009

O Sanremo das decepções

Ainda tenho me perguntado porque estava tão ansiosa para assistir ao Festival de Sanremo deste ano, de 2009. Passei quatro anos sem acompanhar esta competição da música italiana devido aos meus estudos, mas agora que pude voltar a ver este concurso, estou simplesmente decepcionada.

Não sei quanto às pessoas que assistiram ao Sanremo, mas tudo me soou tão fraco, tão pobre, que até mesmo aquilo que ainda era mais interessante conseguiu ser jogado para escanteio.

Engraçado, muito antes do Festival começar, especulava- se muitas coisas. Não se falava de outra coisa que não fosse a música polêmica do Povia, “Luca era gay”; a imprensa, assim como o público em geral, achava simplesmente absurda a idéia do artista dizer que ser gay era uma doença e que ele, assim como o tal Luca, curaram-se desta moléstia. Pois bem, Povia ficou entre os três primeiros na classificação final. Surpresa, não? E olha que a música nem era lá essas coisas...

Quando assisti a primeira noite do Festival, algumas perguntas me vieram à mente, dentre elas, o fato da maioria das músicas me soarem tão fracas e suas interpretações tão sem vida. Não posso dizer que todos estavam assim, mas veja, por exemplo, Sal da Vinci: uma música tão sem graça ao estilo Gigi D’Alessio, uma coisa massante e uma interpretação completamente apagada. Talvez o fato de ter como “padrinho” o próprio D’Alessio tenha feito dele um dos fortunados a entrar no grupo dos três primeiros colocados do Festival de Sanremo. E ele era tão sem graça e a letra era tão “dor de cotovelo”...

Talvez a cantora que mais me fascinou, entre os artistas da categoria “Big”, tenha sido Dolcenera. Eu simplesmente adorei o novo look dela! A maquiagem mais leve, o cabelo mais adorável e parecido com o de uma mulher madura, assim como sua roupa mais primaveril. Sua música também muito me agradou, quer dizer, “Il mio amore unico” é uma melodia muito gostosa de se escutar, daquelas que te dá vontade de dançar, assim como a Dolcenera e a Syria fizeram quando estavam cantando em dueto. Não entendo como ela pôde ser desclassificada, ainda mais quando todos diziam que ela era uma das favoritas ao título.

Uma das canções que mais me agradaram, levando em consideração a melodia e letra, foi “Vivi per um miracolo” do grupo Gemelli Diversi. Não posso falar maravilhas sobre suas performances, apesar de tê-los amado na noite dos duetos, quando todos eles, juntamente com a “bandinha de marchinhas de Sete de Setembro”, terem dado ao público o melhor dentre todos os deleites, apresentando-se de coração naquele palco, dando a alma para que ainda permanecessem na batalha pela vitória. Bem, a reação veio tarde, ou pelo menos, segundo a maioria das pessoas que lhes eliminaram, nada os salvaria da derrota. Mesmo assim, eu ainda sou da opinião de que eles mereciam estar na final.

Mas certamente, o que mais chama a minha atenção é o fato do cantor Marco Carta ter ganho aquele Festival. Quer dizer, a sua canção, “La forza mia”, não tinha absolutamente nada de tão interessante. A melodia era sem graça, sem nada inovador. Já a sua letra, bem, não entendo ainda como as suas fãs histéricas e doentes conseguem gostar daquilo. Até porque, sendo ou não um pouquinho maldosa, preciso frizar o fato de que quem estava por detrás daquela música era Paolo Carta, guitarrista e atual namorado da cantora Laura Pausini. Portanto, é óbvio que este pequeno parecer possui lá as suas verdades, quer dizer, qual foi o fã da Pausini que não se encantou pelo Marco? Ou melhor, qual o fã doente pela Laura Pausini não contribuiu para a felicidade de seu namoradinho?

Me perdoem se estou sendo muito crítica, mas não consigo compreender como os artistas mais sem graça, mais “sem sal” conseguiram chegar nas primeiras posições, e mais, não entendo ainda como uma canção tão fraca se tornou a vencedora da competição.

A verdade, é que apenas uma coisa me pareceu justa naquele Festival, a Arisa ter sido a grande revelação deste ano, cantando “Sincerità’” com tamanha sinceridade, dando a Sanremo um pouco de originalidade, tanto no campo melodioso, como no aspecto físico, já que seu look é tão incomum e, por que não dizer, único.

Abaixo vocês podem conferir alguns dos cantores que participaram do 59° Festival de Sanremo de 2009.













Nenhum comentário: