quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Lista #1 - Música jovem italiana

Geralmente quando se fala em Música Italiana, logo vem à mente ou uma tarantela ou uma ópera. É tão natural quanto pensarem que no Brasil só existe samba... Quem conhece minimamente a música do país da bota sabe que a verdadeira Música Italiana vai muito além desses dois estilos, mas como esses são os mais famosos internacionalmente são os mais facilmente lembrados. Tanto que pode haver quem pense que não "música jovem" na Itália e que os jovens escutem apenas ópera. Para esses nós diremos: não é bem assim.
Tanto que a mais nova seção do blog, "Listas", vai estreiar relacionando 5 artistas que fazem músicas para os jovens e que nós gostaríamos de apresentar aos nossos leitores. Então, vamos lá!

1. Gemelli Diversi
Os "meninos" do Gemelli DiVersi (ou GdV) já não são tão meninos assim. Mas mesmo já estando bem perto de serem quarentões continuam fazendo as garotas (e não tão garotas) suspirarem e ter a simpatia também dos garotos por cantarem para os jovens.
O grupo de hip hop é formado por dois rappers (Thema e Grido), um cantor (Strano) e um DJ (THG) e já possui mais de 10 anos de carreira, sem nunca ter mudado de formação. Possuem músicas com letras românticas (Tu no, Un'altro ballo), sendo algumas até mesmo ingênuas, outras engraçadas (Quella cosa, Whisky e Margarita) e outras com críticas sociais (Mary, Vivi per un miracolo). Participaram do último Festival di San Remo com a música "Vivi per un miracolo" e o último cd lançado foi a compilação dos maiores sucessos "Senza fine - 98-09", cuja resenha você pode ler aqui. O atual single é "Nessuno è perfetto". Das várias músicas lançadas pelo grupo, destacamos: Mary, Tu corri..., Icaro e Un'altro ballo.

2. Sonohra

Sonohra, que também já se chamou "Prince of Galles", "2ttO" e "Domino", é uma dupla italiana formada pelos irmãos Luca e Diego Fainello. Ganharam destaque na Itália após vencerem o Festival di Sanremo do ano passado na categoria "Nuove Proposte" com a música "L'amore". O primeiro, e até o momento único, álbum da dupla pop intitulado "Liberi da sempre", ("Love show", na versão internacional) na sua versão original possui músicas em inglês e italiano. Na versão lançada nos países da América Latina de língua espanhola, o álbum foi lançado com a inclusão de versões de músicas em espanhol. Os irmãos cantores já estiveram no Brasil para divulgar o seu trabalho, tendo até mesmo um hotsite em português: www.sonohra.com.br. Dois domingos atrás (30/08/2009), participaram do Programa Domingo Legal cantando Love Show (principal música de trabalho) e Love's here (versão em inglês de "L'amore). Os vídeos da apresentação poder ser vistos aqui, aqui, aqui e aqui. Do Sonohra, recomendamos: L'amore e Salvami.

3. Studio 3
O Studio 3, desde o seu lançamento, há 4 anos, se intitula a "boy band italiana". E esta é, sem dúvida, a definição mais adequada para o grupo formado por Vetro, Marco Venturini e Gabriel (que entra a partir do segundo álbum, subtituindo Gino). Os meninos, que assim como o GdV também arrancam suspiros das meninas, já lançaram 4 álbuns, sendo o último um "The best of", contendo, além dos principais sucessos do grupo, duas canções inéditas: Non deve mancare e Sto quasi bene. Sto quasi bene concorreu na competição alternativa do Festival di Sanremo deste ano, em que a votação era pela internet. Depois de liderarem por boa parte, no dia anterior ao término da votação foram ultrapassados por "Ania" com a sua "Buongiorno, gente" e conseguiram apenas o segundo lugar. As músicas são boas, mas nada de muito espetacular se compararmos com outras boy bands, e os meninos são afinados, como, em tese, são todos os integrantes de grupos dessa natureza. Talvez o destaque do grupo seja Marco Venturini e a sua voz rouca, bem à italiana. Como destaque do Studio 3, apontamos: Solo te, Lentamente, Amore incontenibile e Forse un angelo.


4. Finley
Finley é uma banda de pop punk. Tem como integrantes Pedro, Dani, Ka e Ste, que estão desde a formação original em 2003. O primeiro álbum da banda, "Tutto è possibile" foi lançado em 2006, o qual foi precedido por "Adrenalina" (2007) e "Adrenalina 2" (2008). Participaram do Festival di Sanremo de 2008, onde conseguiram a surpreendente 6ª colocação com a música "Ricordi". Do grupo, destacamos Tutto è possibile, Diventerai una Star e Sole di settembre, todas do disco de estreia.



5. dARI
Assim, como o Finley (aliás são bem semelhantes a eles), dARI é uma banda de pop. Surgiu inicialmente como um projeto solo do guitarrista e vocalista da banda Dario Pirovano (Dari). A atual formação do grupo conta com Fab, Cadio e Fasa. Lançaram um álbum (2008), um EP (2009), um livro com a biografia oficial (2009) e seis singles. Ainda que definam o som que produzem como ao estilo "Emotronik" (eletrônica emocional), talvez seja mais acertado defini-los como algo entre o emo e o punk. Outro ponto a se destacar é que o visual da banda lembra o do adotado pelo Tokio Hotel. O maior sucesso da banda é Wale, mas recomendamos Non pensavo, em especial a versão com Max Pezzali.

3 comentários:

Juliana disse...

Sonohra, rsrs XD

Quem diria que aqueles meninos que você tinha me passado viriam pro Brasil, né, Nina? o_o' *choque* Okay, eles cantam bem, HAUHSAUHSA' MUITO *-* *droga, espírito fangirl*

Mas isso é bom!

Eu queria saber mais de um cantor, Virginio, que tem uma música 'conhecida', "Davvero". O duro é que não tem nada dele por aqui e pela internet no geral ;-;' E ele canta tão bem, mas enfim ._.'

Eu adorei o blog, é ótimo! (: Assim eu não fico enchendo a paciência da Nina pra ficar me passando músicas, HAUHSAUSHA'

Beijão enorme, Nina, Bru :3

Thay disse...

Oi, Ju!!!
Que bom ver você por aqui!!!
Sim quem diria que o Sonohra viria para esses lados de cá hein?
Sobre os irmãos Fainello, em breve publicaremos a resenha do cd Love Show.
Sobre o Virginio, eu conheço, mas apenas Davvero mesmo, que foi a música com que ele participou do Festival di Sanremo de 2006, na categoria jovem. Depois disso, não soube mais nada dele, mas vou dar uma procurada e se achar algo coloco aqui no blog, ok?
Que bom que você gostou do blog, mas você sabe que jamais enche a paciência, pergunte e peça sempre o que quiser. É um prazer.
Aguardamos mais visitas!
Beijão enorme (meu e da Bru)!

Letí Bianchini disse...

Ah eu amo musica italiana *--* Principalmente Sonohra,Finley e dARI :)
é bom saber que tem mais gente que gosta também =)