quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Melhores e piores da música italiana em 2009

O ano de 2009 está acabando, e decidimos relembrar quais foram os melhores e os piores momentos desse ano.

Piores de 2009

1. Morte da Valentina Giovagnini

Pode-se dizer que o ano de 2009 começou com o pé esquerdo com a morte precoce da cantora da província de Arezzo nos primeiros dias do ano. Revelação do Sanremo de 2002 com a música Il passo silenzioso della neve, a cantora estava para lançar o segundo álbum da sua carreira. O álbum, "L'amore non ha fine", foi lançado em 15 de maio deste ano e deixou os fãs com a triste sensação de não poder desfrutar de novas criações da Valentina.

2. Resultado do Sanremo na categoria Cantanti

Ok, sempre nos decepcionamos com o resultado do SR. É fato. Só que esse ano tínhamos esperanças, como Dolcenera, Gemelli Diversi, Francesco Renga, Alexia e outros. Acabou que a terceira posição ficou com o Sal da Vinci, discípulo do Gigi d'Alessio com uma música de corno; o segundo com o Povia e a famigerada música do ex-gay; e o primeiro com Marco Carta e a sua fraquinha música La forza mia. Não dizemos que não poderia ser pior porque poderia sim, mas que dava pra ser beeem melhor, isso dava!

3. Ayris

Então, a Syria que já vinha do péssimo "Un'altra me", deu uma de Beyoncé Knowles/Sasha Fierce e virou Airys. Bem, basta dizer que o resultado foi terrível. Syria, volte a interpretar músicas como L'amore è e Senza regole, por favor? Seus fãs agradecem.

4. Fotografie da Giusy Ferreri

Nossa querida Giusy que vinha a cada dia nos conquistando mais e mais, despencou no nosso conceito com o pavoroso álbum de regravações Fotografie. Dúvida, veja a resenha aqui.


Melhores de 2009

1. Novas cantoras

O ano que acaba foi extremamente positivo nas revelações femininas: Arisa, Alessandra Amoroso, Noemi e Malika Ayane despontaram e deram um ânimo a música italiana da atualidade. Cada uma no seu estilo, elas conquistaram o público e nós torcemos para que elas se consolidem como a nova geração de cantoras italianas. Destacamos a Alessandra Amoroso, que no seu primeiro álbum de inéditas ficou à frente de grandes cantores italianos na lista dos mais vendidos. Na seção Resenhas desse blog, você pode ver a opinião das colaboradoras desse blog sobre os álbuns de estreia de Arisa, Alessandra Amoroso e Malika Ayane.

2. Resultado do Sanremo na categoria Nuove Proposte.

Alguns bons artistas se apresentaram nessa categoria, como Irene Fornacciari e Malika Ayane. Contudo, o prêmio foi, merecidamente, dado à Arisa, que foi o grande destaque de toda a competição.

3. Amiche per l'Abruzzo

Bom, todo mundo conhece aquela frase "se a vida te der limões, faça uma limonada". Foi isso que a Itália fez através das suas cantoras, lideradas por Laura Pausini, Giorgia, Fiorella Mannoia, Gianna Nannini e Elisa. O show foi fantástico e todo mundo pôde acompanhar pelas rádios. Inclusive nós aqui do Brasil.

4. Brasil novamente no cenário dos cantores italianos

Laura Pausini, Andrea Bocelli e Sonohra. Esses artistas passaram por aqui, tendo inclusive shows da Laura Pausini e Andrea Bocelli. Comparando com anos que nenhum artista da Bota passa por aqui, o ano foi positivo.

Assim, a Equipe Música Italiana deseja um ótimo ano de 2010 a todos os seus leitores. Que ao final do próximo ano a nossa lista de melhores momentos seja imensa e dos piores seja bem curtinha! Até o ano que vem!!! Abraços!!!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Piccoline #14

Sonohra: Boa notícia para os fãs da dupla de Verona! O novo álbum do duo será lançado em fevereiro do ano que vem. Antecipando o álbum, virá o single "Seguimi o uccidimi", cujo clipe será gravado em dezembro na cidade dos irmãos Fainello.

Finley: Em 2010 novo álbum também para o banda Finley. Um minialbum, "Band at work", antecipa a saída do novo cd.

Le vibrazioni: E mais um novo álbum a ser lançado no início do ano que se aproxima. O título do álbum do grupo de Milão é "Le strade del tempo". O último trabalho em estúdio da banda foi "Officine Meccaniche" (2006).

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Fotografie - Giusy Ferreri (2009)

De cara, não gostei do aspecto clean da capa. Para mim, Giusy tem que ser puxada no brega. De leve, mas brega. Aí vi o tracklist e fiquei ainda mais com o pé atrás. Como assim “Ciao Amore Ciao”? Não é possível? Será que a doida regravou a música do Luigi Tenco? Aí fui procurar mais informações e descobri que o disco é todo de regravações. Ok. Até aí tudo bem. Laura Pausini fez seu “Io Canto” e, exceto poucas canções que considero equivocadas, o resultado foi muito bom. Acontece que não foi assim com o “Fotografie” de Giusy. Não gostei de nada nesse disco. NADA. Odiei com toda a força. Destaque para a versão de Besame Mucho, que já me parece música de zona de baixo meretrício, e conseguiu ficar ainda pior.
A própria cantora justifica o lançamento dessa bomba, digo, desse álbum de regravações dizendo que a gravadora quis algo para que ela não ficasse um espaço muito grande fora da mídia, já que o próximo disco de inéditas deve sair apenas no final de 2010. Esperarei por ele, já que o Fotografie não faz jus ao talento de Giusy. Nem vou me dar ao trabalho de comentar música a música. Não vale a pena. E Giusy, querida, vê se aprende: é melhor ficar um ano sem disco, do que gravar uma desgraça dessas. Da próxima vez, invente outra coisa pra ficar na mídia.

Melhor(es) música(s): NENHUMA
Pior(es) Música(s): TODAS
Nota: 0