domingo, 10 de janeiro de 2010

Heart- Elisa (2009)

Desde o excelente “Pearl Days” (2004) Elisa não lançava um álbum de músicas inéditas. Demorou, mas valeu a pena, e muito. “Heart”, lançado em 13 de novembro, foi amor à primeira audição. O álbum me parece um apanhado de toda a carreira da cantora de Monfalcone, como músicas que remetem ao estilo dark-eletrônico do primeiro disco, outras que remetem ao delicadíssimo “Lotus” (2003) e ainda algumas com o tom rock’n roll de “Pearl Days”, tudo isso arrematado pelo excelente dueto com Giuliano Sangiorgi em “Ti Vorrei Sollevare”, primeiro single do disco. Confesso que esperava mais músicas em italiano, mas há só o já mencionado dueto e mais uma canção, a fofíssima “Anche Se Non Trovi le Parole”.

O álbum foi produzido pela própria Elisa, coisa que ela só tinha feito em “Lotus”, dessa vez acompanhada por Andrea Rigonat, o “namorido” da cantora e pai da filhinha dela, Emma Cecile.

 “Vortexes”, abre o disco e é de cara uma das minhas preferidas. Letra, música e vocais impecáveis. Belo jeito de começar!

“And All I Need” também achei muitíssimo boa. Aliás, o nome do disco vem do refrão dessa música. “And all I need is to go back to the start, just erase our time apart 'n make sure that it's still you and I'll be speaking to your heart.”

Agora a primeira em italiano: “Anche Se Non Trovi le Parole”. Achei uma graça. Pensei que logo enjoaria dela, pois considero os vocais um tanto cansativos, mas ocorreu justamente o contrário, passei a gostar mais dela com o tempo. A menção ao cuore (Heart) também está no refrão dessa.

“This Knot” puxa para o estilo dos primeiros discos, ou talvez numa mistura de “Pipes & Flowers” e “Pearl Days”. Gosto bastante, em especial da ponte.


“Mad World” é a minha primeira queridinha desse disco! Amei profundamente.  Na verdade, trata-se de um cover do Tears for Fears, que Elisa começou a cantar nos shows durante o tour Mechanical Dream. Caiu tão bem em seu repertório que ela acabou gravando. Aliás, geralmente amo os covers de Elisa. Ela é o tipo de cantora que dificilmente consegue estragar as canções alheias. A canção começa calminha, quase introspectiva, e sobe gradualmente até terminar num rockinho muito legal, com direito a guitarras e gritinhos. A-M-E-I.


Agora vem “Ti Vorrei Sollevare”, que eu já tinha ouvido e amado. Achei um dueto perfeito, onde as vozes se combinaram muito bem, além de ter melodia e letra lindas. Apesar de comentarem  por aí que a música é muito comercial, o que importa se eu achei maravilhosa? Quando eles começam a cantar a ponte eu sempre me arrepio: Vorrei viaggiare su ali di carta con te, sapere inventare!! Ops! Me empolguei!  Em breve, farei um post sobre o clipe dessa canção...

 “Your Manifesto” parece mais um rockinho saído diretamente de “Pearl Days”. ADORO! E olha que Elisa nem anda mais pagando de roqueira por aí como umas e outras. Antigamente ela era mais louquinha, tinha franja assimétrica, mais piercings. Agora mamãe Elisa está comportadíssima.


“The Big Dipper” é a minha preferida! Lembra muito o estilo do CD “Lotus”, meu preferido. Achei linda, delicadíssima, intensa. A sonoridade levemente indiana me faz viajar e tenho vontade de sair rodopiando pela sala, sabe? É a mesma vontade que me dá ao ouvir “Dancing”, uma das músicas que eu mais amo entre todas de todos os cantores do mundo inteiro.

“Someone To Love” é mais uma boa canção, embora não tenha ficado entre as minhas preferidas. Sei lá, me parece comum, e nem se compara a “Poems by God”, essa sim uma queridinha. Gosto muito da melodia e da letra, uma das melhores desse disco.

“Coincidences” é outra que ouço à exaustão! Mas depois dela é que vem a bomba, no melhor sentido possível. “Lisert” foi uma canção à qual não dei muita atenção quando ouvi pela primeira vez, mas a partir da segunda audição, me apaixonei. Coisa mais linda o refrão! A guitarra do começo dá a ideia de que vai ser mais um rockinho, mas não, ela é algo lindo e inexplicável.  Caí de amores para sempre! Impecáveis os vocais, letra profunda.


“Forgiveness” é a única música que me deixa com o pé atrás. Não gostei do dueto com o tal de Antony Hegarty, do Antony And The Johnsons, que eu não sei quem é, nem faço questão de saber, porque não gostei mesmo dele. Não funcionou como o dueto com Giuliano Sangiorgi. Além disso, essa música me lembra alguma coisa que eu não sei o que é. Não fui mesmo com “a cara”. O arranjo é lindo, mas a voz do sujeito me irrita. Talvez se Elisa cantasse sozinha minha impressão fosse melhor.

“Dot In The Universe” encerra o disco de forma descompromissada. A melodia me lembrou “A Prayer”, que encerra o álbum “Lotus”, especialmente no refrão, mas é um jeito fofinho de encerrar o trabalho.



Concluindo, digo que “Heart” foi um agradabilíssimo retorno de Elisa às inéditas, falhou apenas na quantidade de músicas em italiano. Duas é muito pouco! Tá bom que, “Pearl Days” não tinha nenhuma e depois saiu uma versão de “Life Goes On”, mas poxa, queria mais. Ainda vou ficar na esperança de um single ou EP com versões em italiano, mas já sabendo que é praticamente impossível. Fora isso, amei o álbum. É Elisa em excelente forma como compositora, produtora e cantora.


Melhor(es) música(s): Lisert, Ti Vorrei Sollevare, The Big Dipper, Poems By God


Pior(es) Música(s): Forgiveness

Nota: 9.5


Site oficial: www.elisaweb.net


sábado, 9 de janeiro de 2010

Buon compleanno: Anna Tatangelo

Anna Tatangelo nasceu em Sora no dia 9 de janeiro de 1987. No ano de 2002 venceu o Festival di Sanremo na categoria giovani com a música Doppiamente fragili. Das canções da cantora distribuídas nos quatro álbuns lançandos por ela, escolhemos Ragazza di periferia, que dá título ao álbum lançado em 2005.


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Buon compleanno: Nek


Ano novo, seção nova no blog: Buon Compleanno. O nome já diz tudo, mas ainda assim nós explicamos. No dia do aniversário de alguns cantores italianos, faremos um post indicando uma música desse cantor, para que os que não conhecem possam descobrir novos cantores, e os que conhecem, curtir uma música do seu repertório.

E começamos pelo cantor Nek, que nasceu em 6 de janeiro em Sassuolo. Com mais de onze álbuns lançados nos seus 15 anos de carreira é difícil escolher apenas uma música para recomendar. Assim, escolhemos a clássica e talvez a música que consolidou o cantor como um dos maiores nomes da música italiana da atualidade: Laura non c'è. A música é de 1997, mas em 2005 foi regravada em um dueto com a cantora francesa Céréna. Desfrutem!!!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Sanremo 2010 - Categoria Big

Começo de ano é sempre interessante na música italiana. O motivo: Festival di Sanremo.
E já foi divulgada a lista dos 16 participantes da categoria Big, que como o nome já diz são os mais famosos. São eles:
  • Arisa, "Ma l'amore no";
  • Malika Ayane, "Ricomincio da qui";
  • Simone Cristicchi, "Meno male";
  • Toto Cutugno, "Aeroplani";
  • Nino D'Angelo, "Jammo ja'";
  • Irene Grandi, "La cometa di Halley";
  • Morgan, "La sera";
  • Fabrizio Moro, "Non e' una canzone";
  • Nomadi in coppia con Irene, "Il mondo piange";
  • Noemi, "Per tutta la vita";
  • Povia, "La verita' (Eluana)";
  • Pupo e Emanuele Filiberto con il tenore Luca Canonici, "Italia amore mio";
  • Enrico Ruggeri, "La notte delle fate";
  • Valerio Scanu, "Un attimo con te";
  • Sonohra, "Baby";
  • Marco Mengoni.

Façam suas apostas!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Qual deve ser a próxima tradução do blog?

Começamos o ano de 2010 com traduções. Assim, vote na enquete ao lado e decida qual deve ser a primeira tradução do blog neste novo ano.
Abraços!