quarta-feira, 28 de abril de 2010

Jessica Brando: One (2009)

One é o álbum de estreia da cantora de apenas 15 anos, finalista do Festival de Sanremo na categoria Nuove Generazione com a bela canção Dove Non Ci Sono Ore, que não vem neste EP de covers. As músicas escolhidas vão de Green Day a Stevie Wonder. Parece estranho, mas até acho o resultado razoavelmente homogêneo, principalmente porque a menina canta muito.
E não é resultado de edição do audio, já que no Festival, ao vivo, mesmo aparentando muito nervosismo, Jessica cantou bem. Mas daqui a pouco retorno a esse tema. Vamos ao EP.
Time is running out, cover do Muse, é a música que abre o disco. Boa, mas não me emociona. Como o disco, inteiro, aliás... Além disso, acho o clima da gravação original mais sombrio, o que me agrada mais. Em seguida, um cover de Karma Police, do Radiohead. Bonitinho. E só. Stop and Stare, cover do OneRepublic, é a única que achei muito boa, apesar de similar demais ao original. Wake me up when semptember ends, cover do Green Day, também tem um bom resultado. Já Never Dreamed You'd Leave in Summer, depois que o Stevie cantou no funeral de Michael Jackson, acho qualquer interpretação inferior. I Belong to You, cover de Lenny Kravitz, é ruim e desnecessária. Por fim, vem um péssimo remix de Stop and Stare, que podia ter ficado de fora.
One é um cd com covers pouco inovativos, e apesar da bela voz de Jessica, ainda falta algo. Tudo me parece muito vazio, falta inovação, falta imprimir o toque pessoal da cantora. Ok, é até compreensível, afinal ela é só uma menina de 15 anos com um mega talento vocal e muita estrada pela frente. Mesmo a apresentação em Sanremo, e outras apresentações que assisiti são tecnicamente impecáveis, mas ela me parece preocupada apenas em cantar a música e não em senti-la, e muitas vezes parece que ela está esperando desesperadamete que a música acabe logo. Comparei com a Laura Pausini, aos 18 anos, cantando La Solitudine em 93, na edição daquele ano do Festival. Foi uma interpretação não tão correta quanto a de Jessica, mas certamente emocionante. Acho que é isso que falta a Brando: sentir a música, não contar os segundos para acabar, emocionar-se com a letra. Realmente espero que ela consiga fazer isso, pois sua voz é excepcional e continuar assim seria um desperdício. Rezemos para que o segundo disco seja de canções inéditas tão boas ou melhores que Dove Non Ci Sono Ore.

Melhores Músicas: Stop and Stare, Wake me up when September ends

Piores Músicas: I Belong to You

Nota: 5

terça-feira, 27 de abril de 2010

Dica do Leitor #6: MTV hits italians

Essa dica, enviada pelo Josias Pornciùcula, vai para quem tem acesso à MTV Italiana ou para quer adora uma votação. Ele nos passou o link da votação que está acontecendo no site da MTV Italia e que vai escolher os 20 hits preferidos dos visitantes do site. Conferi a lista e digo que é muito difícil escolher em quem votar! Queria votar em pelo menos 5! A votação acontece até o dia 21 de maio e será transmitida na MTV Italiana no dia 30 do mesmo mês.

Você pode votar, e conferir os clipes também, acessando:

http://mag.sky.it/mag/speciali_mag/mtv_italians.html

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Buon compleanno: Giorgia

Giorgia Todrani (Roma) é a dona de uma das vozes mais fantásticas da Itália. Já publicamos a biografia da cantora, que foi uma das protagonistas do evento "Amiche per l'Abruzzo". Assim, não nos estenderemos muito falando da vida da Giorgia, que recentemente teve o seu primeiro filho.

Escolher apenas uma música do vasto e ótimo repertório da cantora é dificílimo. Então, recomendando que os leitores que ainda não conhecemos essa grande cantora, procurem outras músicas, deixamos o clipe da recente "Salvami", um dueto com a incrível Gianna Nanni. Vale destacar que esse dueto foi fruto do "Amiche per l'Abruzzo".

domingo, 25 de abril de 2010

Música Italiana no Italia in Onda - parte II

E é agradecendo mais uma vez (afinal, agradecimentos nunca são demais!) a oportunidade de participar do programa Italia in Onda da Rádio Lumen FM, apresentado pela Ornella de Tomi, e com produção da própria Ornella e da Marisa Meyenberg, que compartilhamos algumas fotos da entrevista.


Ornella de Tomi e Thay - Radio Lumen FM, Curitiba.

Ornella de Tomi e Thay - Radio Lumen FM, Curitiba.

Marquinhos, que acompanhou a nossa gracação - Radio Lumen FM, Curitiba.


Relembrando... a track list do programa foi:

Nek: Le cose da difendere, Quando non ci sei, Se non ami.
Malika Ayane: Come foglie, Ricomincio da qui.
Elisa: Luce, Anche se non trovi le parole.
Cesare Cremonini: Le sei e ventisei, Marmellatta, Vieni a vedere perché.
Ligabue: L'amore conta, Cosa vuoi che sia.
Neffa: Cambierà, Nessuno.

Grazie!!!

Música Italiana no Italia in Onda

falamos aqui do ótimo programa de música italiana, o Italia in Onda, transmitido todo domingo, às 18 horas, na rádio Lumen FM (Curitiba, 99.5 Mhz, http://www.grupolumen.com.br/lumenfm.php), com a apresentação de Ornella de Tomi. E, nos sentindo muito honradas, avisamos os nossos leitores que o programa desse domingo (25/04/2010) contará com a minha participação, Thay, representando todo o blog. Lá será falado um pouco da nossa motivação em criar (e continuar desenvolvendo!) o blog e irá ao ar uma seleção de músicas feita especialmente por nós do blog. Aproveitamos para agradecer mais uma vez a querida Ornella de Tomi por permitir que nós pudéssemos divulgar o nosso "trabalho" para todos os ouvintes do seu programa. Grazieeeeee!!!

Como já dissemos, mas não custa repetir, a rádio Lumen FM pode ser acessada pela Internet (http://www.lumenfm.com.br/playfm48.php)* e por isso o programa "Italia in onda" pode ser ouvido por todos no Brasil e até no exterior. Assim, ninguém tem desculpa para não ouvir o programa hoje às seis horas da tarde, hein?

Abraços!!!

*Neste caso, sugerimos o uso do navegador Internet Explorer.


Atualização 04/2012: Atualmente, o programa Italia in Onda é transmitido aos domingos, às 19 horas, com reprises terças-feiras, às 23 horas.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Piccoline #17

Karima: A cantora, também revelada pelo programa televisivo Amici, lançou o seu segundo álbum: "Karima". A cantora se apresentou no Festival di Sanremo de 2009, onde, mesmo na categoria Nuove Proposte, teve um desempenho modesto. Karima, no entanto, é a pupila de uma das lendas da música: Burt Bacharach, que supervisionou a produção do segundo cd da carreira da cantora, gravado inteiramente em Los Angeles. Além disso, Karima ainda abrirá todos os shows que a cantora Whitney Houston fará na Itália.

Laura Bono: A cantora de Varese, que venceu o Festival di Sanremo na categoria Giovani em 2005, antecipa o lançamento do seu novo álbum com o single Tra noi l'immensità.

Ligabue: No dia 16 desse mês foi lançado o primeiro single do novo álbum do cantor. A canção é Un colpo all'anima. O título do álbum é "Arrivederci, mostro" e estará a venda no dia 11 de maio e não dia 7 de maio como os meios de comunicação tinham divulgado previamente. Tal mudança se deu para que o álbum fosse lançado exatamente 20 anos depois do álbum de estreia do cantor.

Marco Carta: O vencedor do Festival di Sanremo de 2009 lançará seu novo trabalho em maio. O álbum, que será o segundo de inéditas publicado pelo cantor, foi produzido por Paolo Carta, namorado da cantora Laura Pausini.

domingo, 11 de abril de 2010

Irene Fornaciari: Irene Fornaciari (2010)

Antes de tudo preciso dizer que me decepcionei com esse cd porque esperava um disco de inéditas e não uma compilação de músicas antigas, com a faixa participante do festival de Sanremo como bônus. Sim, mas a decepção foi apenas nesse sentido, porque o cd é um excelente apanhado dos outros dois lançados anteriormente: Vertigini in Fiori (2007) e Vintage Baby (2009). Ok, eu não ouvi o primeiro cd de Irene, então as músicas extraídas desse disco são inéditas para mim, mas continuo não entendendo o porquê de se lançar uma coletânea de uma cantora que tem apenas dois discos... 
Irene é filha de Zucchero, aquele gordinho meio amalucado, bastante famoso na Itália e no exterior, e que adora colocar expressões em inglês em suas músicas, hábito repetido pela herdeira. A princípio isto é uma coisa que não me agrada muito porque soa artificial na maioria das vezes. Mas especificamente no caso de Irene, o talento da moça supera esse empecilho.

O cd abre e se encerra com a música participante de Sanremo, Il Mondo Piange, primeiro no dueto com o Nomadi, por último na versão solo, e já adianto que ela é a mais fraquinha das doze faixas do cd.
Em seguida, vem Messin' With My Head, única música além da "sanremesa" a não figurar nos álbuns anteriores. Só sei que gostei da pegada blues dessa música! 
 Depois vem Spiove il Sole, quinto lugar no Festival de Sanremo do ano passado. Uma boa canção, apesar do "sono in down, down, down"(1) do refrão. Foi essa música que me fez conhecer e gostar de Irene, mais pela voz e pelas apresentações impecáveis no festival do que pela música em si. Acho a letra meio "nada com nada". Ou talvez eu não compreenda algum sentido profundo escondido nas entrelinhas...
Seguem-se as excelentes Ora Che Non Vivo e No More Amor, ambas do cd Vintage Baby. Acho a interpretação da primeira fora de série . Essa aliás, é uma das características de Irene que eu mais gosto: interpretações fortes e emocionadas. No More Amor já começa com esse nome para o qual torci o nariz, mas sim, é uma ótima canção, o trocadilho acaba ficando interessante e gosto especialmente da ponte: "C'era un cuore era mio e lo rivorrei / C'era un sole, ero io, che tu mai, tu non rivedrai!!"(2).
Agora vem um bloco extraído do cd Vertigini in Fiore: Un Sole Dentro, Una Carezza e Mastichi Aria. Não conhecia nenhuma das três e as amei já na primeira audição.  Acho Un Sole Dentro simplesmente apaixonante e mais um ponto para a interpretação de Irene. Já Una Carezza é na verdade uma regravação da música do papai Zucchero. Adorei, mas procurei a versão original e, confesso, gostei ainda mais. Tanto, que despertou meu interesse pela discografia do cantor. Mastichi Aria começa meio estranha, com a voz da Irene mais 'fanha' que o normal, mas me conquistou mesmo assim por ser mais puxadinha para o rock.
De volta ao Vintage Baby, temos a alegre Dolce Luna, a fofíssima Con la Primavera Nelle Mani e a versão Il Diavolo è Illuso. Dolce Luna é alegrinha e contagiante! Impossível não ter vontade de acompanhar o refrão. Já Con la Primavera Nelle Mani é fofa e romântica ao extremo. Il Diavolo è Illuso, até onde eu pude perceber, é uma versão de uma música dos anos 70, de uma cantora indiana! Tem até um video no Youtube de uma apresentação da dita cuja no festival de Sanremo, em 78! O nome da sujeita é Asha Puthli e a música original se chama The Devil is Loose. Tenho fases de amar essa música e outras de odiá-la. 
Por último, como já foi dito, vem a versão solo de Il Mondo Piange, mas prefiro a primeira, com o Nomadi.
 Concluindo, "Irene Fornaciari" é um excelente cd para quem quem conhecer a cantora, embora um tanto decepcionante para quem esperava um disco com inéditas. Então, se o seu caso é o primeiro, faça como eu, dispa-se do preconceito contra as frases em inglês e ouça o cd. Garanto que vale a pena, porque é um apanhado das melhores canções da filha de Zucchero. De Irene você terá excelentes interpretações, letras meio sem pé nem cabeça, com frases em inglês, como as do papai (que aliás é co-autor da maioria das músicas com a filhota) e muito, muito talento vocal.

Melhores músicas: Un Sole Dentro, Una Carezza, Con La Primavera Nelle Mani

Piores músicas: Il Mondo Piange, Il Diavolo È Illuso.

Nota: 8



(1) Algo como "estou down", estou pra baixo.
(2) Havia um coração, era meu e eu o quero de volta / Havia um sol, era eu, e você não o verá nunca mais.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Luca Marino: Con la giacca di mio padre (2010)

Luca Marino (Busto Arsizio, 1981) foi um dos artistas que se apresentaram na categoria “Nuova Generazione” da 60ª edição do tradicional Festival di Sanremo. Chegou à final da sua categoria, mas não venceu. Já comentei aqui e aqui que gostaria que a vitória fosse dele. Contudo, como no Festival temos contato com apenas uma canção de cada artista, chegou o momento de opinar sobre o álbum de estreia do cantor, lançado durante o Sanremo deste ano.

A primeira atenção vai, certamente, para o título do álbum, bastante original. Para Luca Marino, a ideia a ser transmitida é justamente a de responsabilidade.

Alguns dos comentários que li, antes de ouvir o álbum, apontavam uma semelhança entre o estilo de Luca Marino e o de Gianluca Grignani. Eu achava totalmente ilógico. Conheço relativamente pouco do trabalho do Grignani, mas não conseguia ver nenhuma semelhança entre Non mi dai pace e qualquer outra música do cantor de Milão. Mas isso foi até ouvir “Con la giacca di mio padre”.

A música que abre o álbum é Non è stato semplice, e se eu não tivesse a certeza que o álbum era do Luca Marino poderia jurar que se tratava de uma interpretação do Grignani. A música, que não é ruim, é bem diferente do estilo da defendida no Sanremo. Talvez a grande semelhança com o estilo de um outro cantor já famoso ou mesmo os trechos em que a dicção fica um pouco comprometida me fazem não gostar da música. Confesso que nesse momento, pensei que tivesse me enganado com o meu mais novo queridinho.

A segunda faixa é La mia ragazza mi ha lasciato per uno di nome Fabio. O título quilométrico sintetiza exatamente a música. Canções de desilusões amores não fazem muito o meu estilo, porém o diferencial de La mia ragazza mi ha lasciato per uno di nome Fabio é justamente o arranjo “pra cima”, que torna música divertida, carismática e “radiofônica”. Acredito que essa seja uma boa opção para o segundo single do cantor. Cabe destacar que nesta música a semelhança com Gianluca Grignani ainda existe, porém menos acentuada.

A terceira faixa é Delirio delle tre e é uma das minhas preferidas, a primeira sem lembrar Grignani, o que mostra que Luca Marino tem sim o “seu” estilo de cantar. A música fala da vontade de fugir de uma situação insustentável, do companheiro e de si mesmo. E Roma é apresentada como destino da fuga, como o lugar que possibilita um recomeço.

A música seguinte é Fili d’incanto, com a qual eu tenho uma relação um pouco contraditória. Por um lado acho a interpretação do Luca Marino fantástica nesta canção, por outro, ela, em especial seu texto, não me “convenceu” e muito menos me conquistou. A música, assim como todas do álbum, fala de amor, neste caso o artista quer e pode oferecer a sua amada. Tinha tudo para ser uma das melhores, mas acaba sendo sem graça.

Non mi dai pace é a quinta faixa. A música é lindíssima e ainda que não tenha vencido a categoria em que concorreu no Festival, foi a melhor escolha para o Sanremo. Sem dúvida, Luca Marino (autor de todas as músicas deste álbum) foi imensamente feliz ao compor esta música. Em especial o trecho “tu per me, sei sole, cielo e lacrime”*. Retrato perfeito do redemoinho de emoções que vem com o amor.

Levriero, faixa seguinte, dá a impressão de que algo não combina. É a que tem o arranjo mais animado, e realmente o problema não é o arranjo, nem a letra e também não é a interpretação. Simplesmente parece que música não está em sintonia com o restante do cd. É como se fosse apenas uma mais animadinha porque o álbum precisava de uma faixa com essas características.

Niente come te é outra boa música. Também fala de um amor não correspondido, mas de uma forma “bem dosada”, que faz com que a canção se torne mais agradável a cada nova audição.

A penúltima faixa é L’estate, que trata da alegria do amor (finalmente!) realizado. É uma ótima música, ainda que não tenha a poesia de Non mi dai pace.

A música que encerra o álbum é Sole e grandine e, de certo modo, é o contrário de Non mi dai pace, pois nesta canta-se o que a amada é para o cantor e na última faixa de “Con la giacca di mio padre” é cantado o que se gostaria de ser para a sua amada. É uma boa música, não mais e nem menos.

Con la giacca di mio padre”, de modo geral, é um bom álbum de estreia. A semelhança, em especial nas primeiras faixas, com o estilo de Gianluca Grignani pode apagar o brilho do jovem cantor, mas as boas canções que Luca Marino interpreta ao seu próprio modo ajudam a reequilibrar a balança. Não existem músicas ruins neste primeiro trabalho do cantor de Busto Arsizio, algumas apenas não estão no mesmo nível que as demais.



Resta esperar para ver qual o trabalho de divulgação que a Warner fará com o cantor (e isto inclui a seleção do próximo single) e qual o caminho Luca Marino seguirá em seu próximo álbum: o dele próprio ou a sombra de Gianluca Grignani.

Melhores músicas: Non mi dai pace; La mia ragazza mi ha lasciato per uno di nome Fabio; Delirio delle tre; L’estate.
Piores músicas: Non è stato semplice; Levriero.
Nota: 8.0

* “Você pra mim é sol, céu e lágrimas.”

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dica do Leitor #5

A Kiah Chan, que nós conhecemos como Ju, enviou para o blog a colaboração dela sobre a banda italiana LOST. Não vou comentar muito sobre a banda, porque a Ju, fã da banda, já o faz muito bem. Ela compartilha ainda vídeos e sites para quem se interessar mais pela banda. Ju, acho que temos que convocar você para ser a nossa colaboradora especialista em artistas voltados para o público juvenil!

Lembrando que se você quiser mandar a sua colaboração para a seção Dica do Leitor, envie um e-mail para mscitaliana@gmail.com. A públicação das colaborações estará sujeita à aprovação da Equipe Música Italiana.



LOST, uma banda italiana de Vicenza formada por Walter Fontana (vocal), Roberto Vinsentin (guitarrista), Luca Donazzan (baixista) e Filippo Spezzapria (baterista). Sua composição original contava com Giulio, que teve de abandonar a banda em meados de 2008 para concluir a faculdade.

Foi fundada em 2003 por Walter e Roberto e seu sucesso disparou com a publicação do demo My (?) no MySpace, logo ganhando contrato com uma gravadora.

Em 2008, abriu dois concertos dos Tokio Hotel: em Roma e Modena.

Em 2009, Lost gravou com o vocalista do Good Charlotte, Joel Madden, o single do CD 'Sospeso', Sulla Mia Pelle, que ganhou primeira colocação na TRL e fez a banda ganhar o "Best Band on TRL Italy". Ganhou, ainda neste ano, 'Best Italian Act', do MTV EMA.


Singles:

2008: "Tra pioggia e nuvole"
2008: "Oggi"
2008: "Ascolta"
2008: "Standby"
2008: "Nel silenzio"
2009: "Sulla Mia Pelle"
2009: "Sopra Il Mondo"
2010: "l'Applauso del Cielo"


Sites oficiais:

http://lost.teamworld.it/
http://forum.teamworld.it/lost-1411/
http://forum.lostrock-usa.com/


Vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=X6rHMg_QkbI&feature=fvw (2008)
http://www.youtube.com/watch?v=0k15VsysAjA&feature=related (2009)
http://www.youtube.com/watch?v=GN8S_TYVZfA (2009)
http://www.youtube.com/watch?v=zavbiEQo1AA (2010)

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tony Maiello - Il linguaggio della resa

Ok, eu falo muito do Luca Marino, porque ele foi o meu preferido dentre os participantes da categoria Nuova Generazione da edição deste ano do Sanremo. Mas, como certamente vocês já sabem, a vitória foi do Tony Maiello, ex-participante do X-Factor italiano. Recentemente foi lançado o videoclipe oficial da música vencedora do Festival. Eu já tinha gostado de Il linguaggio della resa no festival. Particularmente, não acho que a voz do Maiello seja espetacular, mas está longe de ser ruim. Agora o clipe foi realmente uma surpresa positiva. Tirando os trejeitos do cantor, achei tudo de muito bom gosto e original. Quem sabe outras boas surpresas não virão do Maiello?
Segue, para quem ainda não viu, o clipe de Il linguaggio della resa.



domingo, 4 de abril de 2010

Buon Compleanno: Fiorella Mannoia

Fiorella Mannoia (Roma, 4 de abril de 1954) é dona de uma voz única, potente e cativante. A cantora, que foi uma das cinco protagonistas do "Amiche per l'Abruzzo", tem 25 álbuns lançados e tem duetos com vários cantores brasileiros como Milton Nascimento, Adriana Calcanhoto, Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Chico Buarque, Chico Cesar, Djavan, Gilberto Gil, Jorge Benjor e Lenine, todos integram o seu álbum Onda Tropicale (2006). Recentemente duetou com jovens nomes da música italiana como Tiziano Ferro (Il re di chi ama troppo, 2008) e Noemi (L'amore si odia, 2009).
Compartilho o vídeo de Il cielo d'Irlanda, uma das minhas preferidas, publicada originalmente em 1993.

Classifiche

Quase caí da cadeira quando vi uma total desconhecida (pra mim) em primeiro lugar! Aí, a Thay me explicou que a moça é a vencedora do programa Amici desse ano... hum... Ok, Alessandra Amoroso, excelente cantora, é oriunda do programa. Mas também vieram de lá Marco Carta e Valerio Scanu, que não estão entre os meus preferidos, então falou em Amici eu já olho com desconfiança... Acabei vendo um vídeo que a Thay me passou e o que posso dizer no momento é que Emma tem uma boa voz, mas que não me cativou de primeira. Quando ouvir o cd formularei melhor minha opinião. Vamos à lista!
1 - Emma - Oltre
2 - Madonna - Sticky & Sweet Tour
3 - Loredana Errore - Ragazza Occhi Cielo
4 - Marco Mengoni - Re Matto
5 - Baustelle - I Mistici Dell'Ocidente
6 - Malika Ayane - Grovigli
7 - Noemi - Sulla Mia Pelle
8 - Nina Zilli - Sempre Lontano
9 - Alessandra Amoroso - Senza Nuvole
10 - Valerio Scanu - Per Tutte le Volte Che...
11 - Michael Jackson - This Is It
12 - Mario Biondi - If
13 - Lady GaGa - The Fame Monster
14 - Elisa - Heart
15 - Sade - Soldier of Love
16 - Black Eyed Peas - The E.N.D.
17 - Jimi Hendrix - Valleys of Neptune
18 - Mary J. Blidge - Stronger With Each Tear
19 - Vasco Rossi - Tracks 2
20 - Sal da Vinci - Il Mercante di Stelle