sábado, 31 de julho de 2010

Piccoline #23

Anna Oxa: Depois de quatro anos sem novos trabalhos e da apresentação que não agradou muitos no Amiche per l'Abruzzo (21/06/2009), a cantora declarou que em breve lançará um novo disco de inéditas, mas disse também que no disco terão espaço alguns clássicos da música italiana em nova versão.

Luca Marino: O cantor, que ficou entre os quatro finalistas da categoria Nuove Generazione no Festival di Sanremo deste ano, já selecionou o segundo single do seu álbum de estreia (Con la giacca di mio padre). A música escolhida foi La mia ragazza mi ha lasciato per uno di nome Fabio, a mesma que mencionei na resenha do álbum como uma boa escolha para segundo single.

Pooh: No dia 12 de outubro, a célebre banda lançará "Dove comincia il sole", álbum que marca o retorno do grupo e o primeiro após a saída de Stefano D'Orazio da banda. O álbum conterá doze faixas.

Roberta Bonnano: Em 2008, a ex-participante do programa televisivo italiano "Amici di Maria de Filippi", lançou o seu primeiro EP que contou com a inedita e muito boa Non ho più paura e covers de músicas consagradas como Avrai. Agora, aproximadamente dois anos depois a cantora lança seu primeiro álbum. O trabalho é intitulado Roberta Bonnano e composto por doze músicas.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Classifiche: I Commenti

 












A partir de agora tentarei ouvir todos os cds italianos cotados entre os 20 mais vendidos, de acordo com a lista que publicamos periodicamente, a Classifiche, e tecerei breves comentários sobre eles. Caso algum realmente chame minha atenção, pode até virar uma resenha. Trarei sempre comentários sobre dois álbuns de cada vez e os escolhidos para estrearem a seção são  "Arrivederci, Mostro!", do Ligabue, segunda posição na última lista publicada, e "Semplicemente Sei", do Gigi D'Alessio, que ocupa o quarto lugar.
Sobre o álbum de Ligabue, sinceramente, esse é um dos que mereciam uma resenha bem detalhada, mas não me sinto apta a fazê-la pois não conheço o trabalho anterior do cantor, salvo poucas canções e o excelente dueto com Elisa, Gli Ostacoli del Cuore. Mas "Arrivederci, Mostro!" me foi uma gratíssima surpresa. Viciei no álbum do começo ao fim e entendi o porquê de ele ter subido rapidamente às primeiras posições dos álbuns mais vendidos na Itália. Não tem uma única canção que não me agrade. Difícil recomendar apenas algumas canções, mas vou tentar. Ouçam o single Un Colpo All'Anima, La Linea Sottile, Atto di Fede e Ci Sei Sempre Stata. Destaque também para o encarte, muito bonito e rico em detalhes.
Já "Semplicemente Sei" na verdade é um EP com seis músicas, como se pode notar pelo trocadilho infame do título. Confesso que ouvi com certo preconceito. Não sou muito entusiasta de Gigi d'Alessio  e seu esquema industrial de produção de cds, mas ok, superei isso pelo bem do blog. Já que o propósito da nova seção é ouvir TODOS os álbuns nas primeiras posições, eu ouvi Semplicemente Sei. E tive que dar o braço a torcer. A primeira música, Libero, é bem agradável e conquista o ouvinte. O restante do EP segue num bom nível, com destaque também para Di Primo Mattino. Apenas duas ressalvas: La Prima Volta me deu uma sensação fortíssima de já ter ouvido aquele início e aquele refrão em algum lugar, mas é uma boa canção, ao contrário de Come Fosse Un Mago, que é chatinha. É, a partir de agora terei de olhar para o trabalho de Gigi com outros olhos.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Buon compleanno: Edoardo Bennato


É normal eu procurar mais sobre cantores antes de escrever as postagens da seção Buon Compleanno, mesmo quando se trata de cantores que conheço bem como Laura Pausini, Dolcenera e Nek. Assim, seguindo o padrão fui procurar mais informações sobre Edoardo Bennato (Nápoles, 23 de julho de 1949) e de cara digo que os números do cantor me impressionaram. Pra começar são mais de 40 anos de carreira e 38 álbuns lançados, desses 6 são 'live'. Falamos recentemente, mas não custa relembrar que a música oficial da Copa do Mundo de 1990 (na Itália) foi interpretada por ele e pela também grande Gianna Nannini.
Coincidentemente, o vídeo de Bennato que escolhemos para compartilhar com vocês também se trata de um dueto: Notte di mezza estate con Alex Britti. Esta ótima música foi um dos sucessos do verão no ano do seu lançamento (2006).





terça-feira, 20 de julho de 2010

Alexia: Star

Recentemente, Alexia, dona de uma das vozes mais impressionantes da Itália, lançou um novo trabalho: "Stars". O single Star antecipou o lançamento do disco, que na verdade é um EP composto por nove faixas. Sobre o fato do número reduzido de faixas, Alexia disse que prefere fazer um disco com menos faixas, mas que todas sejam boas músicas do que um mais extenso e de qualidade inferior.
Posteriormente falaremos mais sobre o álbum, no momento compartilhamos o clipe de Star.


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Carmen Serra: Fiaba

Hoje compartilho com vocês uma das minhas mais recentes descobertas: Carmen Serra. A cantora siciliana lançou seu primeiro álbum, "No self control", em maio deste ano pela gravadora EMI. Destaca-se que o disco é realmente um álbum (com onze músicas) e não um EP como tem sido comum ver os jovens cantores lançarem. No site oficial da cantora é possível escutar prévias das músicas, o que eu escutei me agradou. Quem sabe a Carmen Serra passe a ser uma figura presente nas próximas publicações do blog.


Por ora, recomendamos o clipe de Fiaba, uma das músicas de trabalho desse primeiro álbum de Carmen Serra.


sexta-feira, 16 de julho de 2010

Piccoline #22 - Especial Música Jovem (parte II)

Marco Carta - Quello Che Dai (lançado 5 de junho)
Marco Carta já lançou um CD esse ano, Il Cuore Muove, que, com certeza, mostrou um amadurecimento musical para os fãs. Torço para que ele não caia no esquecimento por ter sido lançado por um reality show como o Amici. (Começou agora a turnê 2010 de seu CD)

dARI - Più di Te (lançado 7 de maio)
dARI também lançou CD novo esse ano, In Testa, lançado em junho. Aparentemente, o segundo single da banda será Chiediti Perchè, mas não há nada confirmado.

Blind Fool Love - Saranno Giorni (lançado 31 de maio)
A banda finalmente lança seu segundo single, depois daquele que realmente a popularizou na Itália, Vampiro.

Marco Mengoni - Stanco (Deeper Inside) (lançado 10 de junho)
Single do álbum Re Matto, lançado em 2010.

Davide Flauto - Amami o Uccidimi (single lançado 14 de junho)
Davide, participante do Amici 9 que acabou saindo por problemas pessoais, finalmente lançou seu single Amami o Uccidimi. O cantor já teve uma banda, "Existence", do gênero alternative-gothic-rock e já lançou um outro single, Dentro di Te, presente no cd Amici 9.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Piccoline #21 - Especial Música Jovem (parte I)

Em setembro do ano passado, a Thay fez uma lista em que apresentou cinco nomes da música jovem italiana. A lista de hoje traz notícias da música jovem italiana, inclusive de alguns cantores já mencionados na lista anterior.

Lost - Il Cantante (lançado 10 de junho)
A banda de Vicenza lançou também um CD novo, Allora Sia Buon Viaggio, que já teve seu primeiro single lançado (L'Applauso del Cielo - vide resenha do Lost aqui) e agora conta com Il Cantante como segundo. O próximo single também está definido... A canção escolhida é Blu, e Walter, o vocalista, moveu um pequeno desafio para construir um vídeo sobre o clipe nessas férias de Verão para seus fãs italianos.

Sonohra - Good Luck My Friend (lançado 4 de junho)
A dupla, que estava terminando de gravar seu disco Metà no estúdio inglês Abbey Road, lançou-o em fevereiro, logo com seu primeiro single Seguimi o Uccidimi. Depois, veio um segundo, Baby, que a dupla utilizou para participar de Sanremo novamente. Atualmente, Sonohra está em estúdio gravando o álbum numa versão em espanhol. Há boatos sobre a vinda deles ao Brasil neste segundo semestre, mas nada foi confirmado ainda.

Finley - Il Tempo Di Un Minuto (lançado 7 de abril)
Single do álbum Fuori!, quarto álbum da banda lançado em março.

Broken Heart College - Io Voglio Te (lançado 10 de junho)
(vide resenha do BHC aqui)

terça-feira, 13 de julho de 2010

Nicolas Bonazzi - Dirsi che è normale

E voltamos a falar novamente em Festival di Sanremo. Quem acompanha o blog já deve saber da relevância dessa manifestação artística para o público italiano. Na categoria jovem, de alguns anos atrás foram lançados nomes que se consagraram na música italiana, como Laura Pausini, Andrea Bocelli, Giorgia e outros. Laura Pausini e Andrea Bocelli, por exemplo, venceram a categoria nos anos em que disputaram, 1993 e 1994, respectivamente. Nek ficou com a terceira colocação em 1994, e Giorgia só ficou em sétimo lugar (entre dez participantes com a sua famosíssima E poi) em 1994. Porém, no ano seguinte venceu na categoria Big, feito não alcançado por Pausini e Boceli.
O fato é que o Festival é uma excelente vitrine para os jovens cantores, e não necessariamente apenas para quem ganha, ainda que levar no currículo uma vitória no Sanremo seja um feito e tanto.
Já falamos dos quatro primeiros colocados no Festival desse ano (Tony Maiello, Jessica Brando, Nina Zilli e Luca Marino), contudo Nicolas Bonazzi desde o Festival tem a sua boa música Dirsi che è normale tocando frequentemente nas rádios italianas. A música é boa, porém a dicção de Bonazzi, especialmente nos 'erres' me incomodava bastante no começo. Com o tempo fui acostumando. Vale destacar ainda bela voz do jovem cantor e a ótima interpretação. Dirsi che è normale integra o primeiro EP do cantor, que conta com dentre outras músicas, com uma cover de Non ti scordar mai di me.
Abaixo o clipe de Dirsi che è normale.


domingo, 11 de julho de 2010

Classifiche

Mais uma listinha dos álbuns mais vendidos na Itália. Ligabue vinha segurando bem a liderança, mas aí veio Vasco Rossi e o jogou para o segundo lugar. Eu particularmente prefiro Ligabue, cujo álbum em questão é excelente, mas fico feliz pelos veteranos continuarem na liderança, sepultando de vez o reinado dos Amici. Tá, alguns ainda estão entre os mais vendidos, mas não mais nos primeiros lugares. Destaque mais uma vez para Tiziano Ferro, que está entre os mais vendidos com seu Alla Mia Età há 87 semanas, e agora ocupa o 46° lugar, acompanhado por Gianna Nannini, em 51º, na lista há 67 semanas, e por Eros Ramazzotti, em  68°, com seu Ali e Radici, na lista há 59 semanas.

1 - Vasco Rossi - Vasco London Instant Live 04.05.2010
2 - Ligabue - Arrivederci, Mostro!

3 - Shakira - She Wolf
4 - Gigi D'Alessio - Semplicemente Sei
5 - Litfiba - Stato Libero di Litfiba

6 - Lady GaGa - The Fame Monster
7 - Cesare Cremonini - 1999-2010 The Greatest Hits
8 - Biagio Antonacci - Inaspettata

9 - Eminem - Recovery
10 - Renato Zero - Zeronovetour Presente
11 - Miley Cyrus - Can't Be Tamed
12 - Muse - The Resistance
13 - Oasis - Time Flies... 1994-2009
14 - Emma - Oltre
15 - Michael Jackson - This Is It
16 - Pierdavide Carone - Una Canzone Pop
17 - Nina Zilli - Sempre Lontano
18 - Studio 3 - Respiro

19 - AC/DC - Iron Man 2
20 - Due Di Picche - C'Eravamo Tanto Odiati


Fonte: FIMI - Federazione Industria Musicale Italiana
Lista completa aqui

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Piccoline #20

Lelio Luttazzi: Mesmo o foco desse blog sendo a música italiana da atualidade, não podemos deixar de informar e também lamentar a morte do maestro e compositor Lelio Luttazzi, que faleceu no dia 07/07/2010 aos 87 anos. Luttazzi ficou famoso nas décadas de 50 e 60, e há tempos sofria de uma neuropatia. Uma de suas músicas mais famosas Una zebra a pois tornou-se célebre na voz de Mina. E, mais recentemente, no Festival di Sanremo do ano de 2009 foi o "padrinho" de Arisa em uma incrível apresentação de Sincerità.

Jessica Brando: A jovem e talentosa cantora, que ficou na segunda colocação da categoria Nuova Generazione no Festival di Sanremo desse ano, lançou seu primeiro livro: Io canto da sola. Exatamente, livro! A publicação de 156 páginas é como um diário em que cantora conta os seus sonhos, as suas aspirações e o seu empenho na sua carreira musical. E falando na parte musical, a cantora lança seu primeiro álbum de inéditas no dia 13 desse mês. Aguardamos ansiosamente, mas enquanto isso você pode reler a resenha do primeiro EP da cantora aqui.

Studio 3: No final do mês passado "a boy band italiana" lançou seu quinto álbum "Respiro". O primeiro single do álbum, Il mio respiro, é um dueto com a cantora espanhola Noemy Nicole. Um fato interessante sobre o álbum é que ainda que tenha 9 músicas, ele está sendo vendido pelo preço de EP (normalmente com 6 faixas). E esta é uma iniciativa dos próprios integrantes do grupo, que entendem a ação como um desincentivo à pirataria. Bela iniciativa!

domingo, 4 de julho de 2010

Broken Heart College

Recadinho da Thay

Aeee! Sangue novo no blog!!! Ju Marquezani, Nossa amiga de longa data, finalmente ingressou na Equipe Música Italiana. A especialidade dela é a música jovem italiana, como já ficou claro nas duas colaborações dela ainda como leitora que você pode conferir aqui e aqui. Ju seja muito bem-vinda!!! É ótimo podermos contar com você!!!

Antes de estreiar aqui no blog, quero agradecer muito a Thay e a Bru pelo convite e que é realmente uma honra estar aqui (: Espero que vocês gostem!


Broken Heart College (vulgo 'BHC') é uma dupla formada no final do verão de 2008 por Nick, (voz e guitarra) e por Michy (vocalista). O som do duo é inspirado (claramente, aliás) pelas melodias de bandas como Simple Plan e Blink 182 e ainda utilizam abordagens de ação para conquistar públicos de grande escala (leia-se: 'adolescentes histéricas lotando estádios'), bem ao estilo 'Jonas Brothers'.

Em 2009, lançaram seu primeiro single Na na na que foi um grande sucesso entre o público jovem. A canção virou tema do programa TRL da MTV it. Nesse mesmo ano, lançaram seu primeiro álbum "BHC".

Em janeiro de 2010, foram eleitos para o Festival di Sanremo na sessão "Nuova generazione". Participaram com a música Mesi. Durante a participação no festival, lançaram seu segundo álbum "Class of 2010" pela Universal.

Ainda neste ano, participaram da 'New Tour Generation' (uma turnê italiana que acabou não dando tão certo) com outras bandas e artistas populares entre o público adolescente: Lost, dARI, Finley e Jacopo Sarno.

Sua música Thank You fez parte da trilha sonora do filme "Una Canzone Per Te", junto com músicas de Lost, Sonohra, Zero Assoluto, etc.

Em 11 de junho lançaram seu último single (até agora): Io voglio Te.

Curiosidades:

Daniele Brian Autore (vocalista do Vanilla Sky) é o produtor da dupla.
Os meninos fizeram um cover da música "Wanna Be" das Spice Girls.

Clipes:

Io Voglio Te

Na na na

Wanna Be

Mesi

Dimmi

Recomendo: Dimmi, Nanana e Mesi, apesar da última ter sido fracamente interpretada no Sanremo. (É sempre bom dar uma chance para essas músicas que falham ao vivo...)


Links Oficiais

Site oficial

MySpace

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Achados e Perdidos: Silvia Salemi - A casa di Luca

Hoje estreamos mais uma seção no Blog: "Achados e Perdidos". E assim como a seção "Dica do Leitor", esta também conta essencialmente com a participação dos leitores.
No nosso email ocasionalmente recebemos mensagens de leitores pedindo a nossa ajuda sobre músicas das quais eles desconhecem o título e/ou o intérprete. O fato é que geralmente não são tarefas muito fáceis, por os leitores já fazem as suas buscas anteriores. Buscando ajudar usamos o nosso conhecimento, a lógica, a pesquisa e mesmo assim, às vezes, não conseguimos resolver 'os enigmas'. Mas às vezes conseguimos sim. E para "aproveitar" o nosso trabalho e acreditando que a dúvida de um leitor possa ser a dúvida de outros, a partir de hoje os "casos resolvidos" serão compartilhados aqui.

Começaremos com a dúvida do Kazu, que nos enviou o seguinte e-mail:
"Olá
Acredito que vocês possam me ajudar a descobrir o título e o nome da cantora de uma música italiana que tocou muito no ano de 1997. Essa música sempre esteve presente nas melhores da semana da Rádio Antena 1 nos meses de Junho, Julho e Agosto daquele ano, na mesma época em que Time To Say Goodbye de Sara Brightman fez sucesso. Ficarei muito grato se puderem me ajudar com essa informação.
Kazu"

Eu (Thay) usei apenas a lógica e acreditando que pudesse ser uma música da Laura Pausini não consegui ajudar. O Kazu então respondeu novamente e forneceu uma informação vital:

"Essa música que procuro tem um trecho mais ou menos assim: turutu ... turutu ... turutu ... de forma bem suave. Tentei pesquisar na web por ano, mas foi meio complicado."

Repassei as mensagens para a Bru, que em menos de dez segundos descobriu qual era música que o Kazu buscava: A Casa di Luca interpretada por Silvia Salemi. A nossa recompensa ver o simpaticíssimo email do Kazu ao responder que era exatamente essa a música:

"Finalmente, com a ajuda de vocês, consegui descobrir a música que tanto procurei!!
Obrigado!! Olha, essa música foi difícil de encontrar mesmo, pois não tinha idéia de quem fosse a intérprete, o título e muito menos algum trecho correto da canção, pois não entendo nada do idioma italiano. rsrs ... Como é bom ouvir uma canção tão linda depois de exatos treze anos!! A música, por ser linda, já tinha um certo valor pra mim pois marcou uma fase da minha vida. Agora, ela se tornou mais valiosa ainda por causa da difícil procura! Bruna e Thay, agradeço de coração !! Abraços
Kazu"

Depois de todo esse processo, aproveitamos e disponibilizamos o vídeo da apresentação da Silvia Salemi no Festival di Sanremo de 1997.