quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Classifiche

Semana passada dei uma olhada na lista dos cds mais vendidos na Itália e levei um susto! Fabri Fibra em primeiro lugar! Esse rapper é uma das poucas unanimidades no blog: definitivamente NÃO GOSTAMOS. Juro, não entendo como ele conseguiu essa proeza... Tá, estou dizendo isso sem ouvir o álbum completo, mas adianto que não curti nem um pouco Controcultura, música que deu nome ao disco. Parece rap feito em fundo de quintal, sabe? Argh... Será um sacrifício, mas prometo correr atrás do álbum para ouvi-lo por inteiro e comentá-lo.

Nesta semana, o Linkin Park assumiu a primeira posição geral, mas Fibra segue sendo o primeiro entre os italianos. A outra novidade desse Classifiche é "Il Tempo e L'Amornia", lançamento da Fiorella Mannoia. Esse escutarei com prazer!! Aguardem os comentários no próximo Classifiche: I Commenti. Agora vamos à lista!

1. Linkin Park - A Thousand Suns
2. Fabri Fibra - Controcultura
3. Fiorella Mannoia - Il Tempo e L'Armonia
4. Ligabue - Arrivederci, Mostro!

5. Phil Collins - Going Back
6. Shakira - Shewolf
7. Iron Maiden - The Final Frontier
8. Bollani / Chailly - Rapsodia in Blue
9. Katy Perry - Teenage Dream
10. Biagio Antonacci - Inaspettata
11. Vasco Rossi - Vasco London Instant Live 04.05.2010
12. Due Di Picche - C'Eravamo Tanto Odiati

13. Robert Plant - Band of Joy
14. Eminem - Recovery
15. David Guetta - One Love
16. Lady GaGa - The Fame Monster
17. Gigi D'Alessio - Semplicemente Sei
18. Litfiba - Stato Libero di Litfiba

19. Michel Petrucciani - Michel Petrucciani: Great Sessions
20. Sting - Symphonicities

Fonte: FIMI - Federazione Industria Musicale Italiana

Lista completa aqui

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Lista #2 - Álbuns que aguardamos ansiosamente

Estamos na reta final do ano de 2010 e esperamos ansiosamente pelo lançamento de álbuns que estão previstos para o fim desse ano ou início do próximo. Por isso, fizemos uma breve lista para que vocês, queridos leitores, fiquem ansiosos como nós. =)



1. Gemelli Diversi: Aguardamos com MUITA ansiedade o próximo disco do melhor grupo de Hip Hop da Itália. O último trabalho lançado pelo quarteto foi "Senza fine - 98-09", como o título já explicita, lançado no ano passado, no mesmo período em que o grupo participou do Festival di Sanremo. A resenha do último álbum, você pode ler aqui.

 



 
2. L'Aura: A cantora está um pouco mais "sumidinha". Seu último álbum foi lançado em 2008. De acordo com informações no blog atualizado pela própria cantora no seu site, o seu próximo álbum será dividido em dois EPs, e o primeiro está quase pronto. Aliás, a cantora disse que conseguiu recentemente concluir uma música para a qual buscava um refrão há tempos, e quem colaborou foi Andrea Amati. Para quem não recorda do nome, Andrea Amati já escreveu músicas para, dentre outros, Nek. Aliás, falando nele...

 



3.Nek: O último álbum lançado pelo cantor, "Un'altra direzione", foi disco de ouro durante o período de pré-venda. E só com essa informação já dá para perceber o quanto qualquer novo álbum do cantor de Sassuolo é esperado pelos fãs. O próximo álbum de Nek está previsto para ser lançado no fim deste ano e contará com um dueto com a cantora espanhola Marta Sanchez.





4. Laura Pausini: Seja para elogiar ou não, todo novo disco da Laura Pausini causa euforia nos fãs e na imprensa italiana. O último lançamento da cantora foi "Laura Live World Tour 2009", compilação de sucessos da carreira juntamente com três canções inéditas, vendidos num combo CD+DVD. Laura havia anunciado que faria uma pausa de dois anos na sua carreia para ser mãe. Depois a pausa passou para um ano, e as últimas informações foram as de que a cantora estaria trabalhando no próximo álbum. Seja logo ou somente depois do nascimento do herdeiro, aguardamos o próximo álbum desde já.





5. Tiziano Ferro: Os últimos lançamentos do cantor são o álbum "Alla mia età" (2008, mas que ainda figura na lista dos 100 mais vendidos da Itália) e o dvd "Alla mia età - Live in Rome" (2009). Os fãs contudo, aguardam ansiosamente um novo lançamento. Enquanto isso, o cantor lançou o sua autobiografia: Trent'anni e una chiacchierata con papà, que foi anunciada como um livro revelador...

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Classifiche: I Commenti #3

















Agora é a vez de comentar Una Canzone Pop, álbum do jovem Pierdavide Carone, 16º colocado no último Classifiche, e Inaspettata, do veterano Biagio Antonacci, que ficou em 8º lugar.
Ai, o que dizer de Una Canzone Pop??? "Odiei" acho que resume tudo... Não dá, escutei até o fim, mas foi a muuuuito custo. Voz fraca, músicas ruins, letras ainda piores, encarte onde todas as fotos são praticamente iguais e o cantor faz um 'biquinho' estranho... Nossa, tem uma música chamada Superstar que só Jesus, hein? Pra não dizer que é tudo ruim de doer, Guarda Caso, com alguma boa vontade, dá pra ser ouvida. Nada mais a declarar. 
Passemos ao próximo: Inaspetatta, do Biagio Antonacci. Ufa! Ótimo para desintoxicar meus ouvidos depois de ouvir Pierdavide. Conhecia bem pouco do trabalho de Biagio e, confesso, apesar de amar as músicas que ele escreveu para Laura Pausini, não esperava muita coisa do cd. Mas felizmente me surpreendi! Inaspetatta é ótimo!! Gostei dele quase tanto quanto gostei do Arrivederci, Mostro!, do Ligabue. Não vou falar mais pois pretendo fazer um resenha bem detalhadinha!
Então, pessoal, encerro aqui essa primeira parte dos comentários, pois não consegui os demais cds, exceto o Sempre Lontano, de Nina Zilli, que provavelmente também será objeto de resenha. Entretanto, farei um novo post com a lista recente dos mais vendidos e aí, comentarei as novas inserções, se possível. Apesar de algumas "bombas", tem sido bastante agradável e sempre acabo por me surpreender positivamente com alguns cantores! Até lá!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ivete Sangalo no show de Gigi d'Alessio

Dia 21 de setembro, Gigi d'Alessio fará um show no Stadio Olimpico de Roma. E quem já acompanha o blog sabe quem será uma participação mais do que especial: a nossa Ivete Sangalo. Como já antecipamos aqui, as canções interpretadas serão: Un nuovo bacio e Se eu não te amasse tanto assim.
Agora temos uma ótima informação para você, caro leitor, por acaso more ou estiver passando por Roma, no dia 21 de setembro...  Filippo Macchi, responsável pela parceria, nos disse que os fans de Ivete e todos os brasileiros que forem ao show terão um desconto. Para isso, basta enviar um e-mail para info@sidobrasil.com. Não sei vocês, mas nós achamos simplesmente o máximo.
Aproveitamos a oportunidade e falamos que o leitor que for ao show do Gigi no Stadio Olimpico de Roma  pode enviar o seu comentário sobre o show que será publicado no blog. Só uma coisa, brasileiros que estão na Itália: o que vocês estão esperando?

Para saber mais: http://www.gigidalessio.com/blog/?p=989

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Amici di Maria de Filippi

Aqui no blog, nós frequentemente mencionamos o "Amici" ou "Amici di Maria de Filippi", seja quando comentamos de um cantor que participou dessa ou daquela edição. Porém, até agora não tínhamos explicado o que era esse tal de "Amici". Bem, até agora.

"Amici di Maria de Filippi" é um programa televisivo italiano, da categoria dos talent shows, ou seja, um reality show disputado por participantes que possuem algum tipo de talento. Vocês se lembram do programa FAMA, que a Globo exibiu lá pelos idos de 2004? Então, é o mais próximo do programa italiano que tivemos por aqui. Digo, próximo porque o Amici tem algumas particularidades. Uma delas é que mesmo que a maior parte dos vencedores sejam cantores, não se trata de uma competição de cantores, como era o próprio FAMA ou o Ídolos. Participam da disputa também bailarinos (Jazz, Hip Hop ou Clássica) e, em edições anteriores, participaram também músicos, apresentadores de tv e ginastas. Devo deixar claro também que não é como o programa "Qual é o seu talento?", onde qualquer pessoa que julgue ter um talento pode participar. No Amici, é necessário se enquadrar em uma das categorias pré-determinadas e passar pelo exame de admissão.

Pierdavide Carone, Emma, Matteo Macchioni, Loredana Errore.

Além disso, o Amici é apresentado como uma escola, que preza pela interdisciplinaridade (como se pode notar pelo ingresso de participantes com variados talentos) e a cada nova temporada começa com 20 alunos (18 e 25 anos). Logo, existem "professores" para cada disciplina. E é nessa altura que entra a "Maria de Filippi" que dá título ao programa. É como se ela fosse a diretora da escola, a figura máxima do programa, além, claro, de ser a apresentadora.

Também se pode destacar do programa um outro ponto, na minha visão o mais óbvio da maioria dos realities: o voto do telespectador. São eles quem escolhem, a partir da fase final, quem permanece na competição e, consequentemente, o vencedor do programa. 

Napolitano, Bellagamba, de Filippi, Scanu e Amoroso

Ao contrário do que normalmente ocorre com os realities shows, a popularidade do programa e dos seus vencedores vem crescendo a cada edição, como exemplo, temos alguns dos participantes de recentes edições, como Marco Carta e Valerio Scanu, vencedores do Festival di Sanremo na categoria principal, e Emma Marrone e Alessandra Amoroso com seus álbuns ficando a frente de artistas consagrados na lista dos discos mais vendidos da Itália. Poderíamos aproveitar  e refletir duas coisas: a primeira é porque os vencedores do Amici fazem realmente sucesso e os dos talent shows similares não fazem aqui no Brasil, porém, por crer se tratar de uma questão cultural, não me estenderei no assunto; a segunda é a recente relação entre os participantes do Amici e do X-Factor e as boas colocações que eles conseguem no Festival di Sanremo (1). Esse tópico pretendo comentar, mas não nesse post.
Vitória de Emma na 9ª edição do programa.

Por fim, segue uma breve lista dos mais bem sucedidos ex-participantes do programa. Gostaria de acrescentar que o meu ex-participante favorito, Antonino Spadaccino - vencedor da quarta edição, infelizmente não está na lista.



- Alessandra Amoroso: Venceu a 8ª edição. Desde 2009, seus dois álbuns já venderam aproximadamente de 430.000 cópias;

- Marco Carta: Venceu a 7ª edição. Em 2009 venceu o Festival di Sanremo com a música La forza mia. Desde 2008, vendeu aproximadamente 300.000 cópias;

- Valerio Scanu: Segundo colocado na 8ª edição. Em 2010 venceu o Festival di Sanremo com a música Per tutte le volte che.... Desde 2009, vendeu aproximadamente 170.00 cópias;

- Emma Marrone: Venceu a 9ª edição. Seu EP de estréia, "Oltre", já vendeu mais de 150.000 cópias;

- Pierdavide Carone: Terceiro colocado na 9ª edição. Seu álbum de estréia, "Una canzone pop", vendeu mais de 120.000 cópias;

(1)    Sim, deliberadamente não contamos a modesta penúltima colocação de Karima Ammar (Terceira colocada na 6ª edição) no Festival di Sanremo de 2009, na categoria Nuove Proposte, até porque Karima não é nem de longe uma das nossas queridinhas.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Classifiche: I Commenti #2















Dando sequência à seção de comentários aos cds mais vendidos na Itália, falarei brevemente do novo álbum de Cesare Cremonini, e do primeiro EP da ex-Amici, Emma, 7ª e 14ª posições respectivamente.
Cesare Cremonini - 1999-2010 The Greatest Hits é, obviamente, uma coletânea com os maiores sucessos do cantor bolonhês, desde o tempo em que ele participava do grupo Lunapop. Antes de ouvir essa coletânea só conhecia duas músicas de Cesare: a ótima Marmelatta e Maggese, que acho boa mas da qual já enjoei. Quanto ao cd, trata-se de álbum duplo, que se abre com duas músicas inéditas, Mondo, uma excelente canção que já foi objeto de post aqui no blog, e Hello!, dueto com Malika Ayane, namorada do cantor. Não gosto muito dela, então já era meio ponto para eu não gostar da música, mas é boazinha, sim. Ouvir esse álbum foi bastante útil para conhecer o trabalho de Cesare e saber que, sim, gosto dele, e prestarei mais atenção em suas músicas daqui por diante. Destaque para Mondo, Qualcosa di Grande, Mille Galassie e Figlio di Un Re.
De Emma só tinha visto um único video, de quando ela ainda estava no programa Amici, e não tinha gostado. Mas o acerto aqui é ouvir os cds, então lá fui eu ouvir Oltre. Adianto que não achei a voz de Emma ruim, pelo contrário, ela é uma cantora competente, mas para o meu gosto, o disco é de uma cafonice extrema. Não gostei de nenhuma música. Gigi D'Alessio me fez mudar de ideia com relação ao seu trabalho, Emma só confirmou o que eu já pensava. E ainda não consigo acreditar que algumas das 'pérolas' desse EP foram produzidas por Dado Parisini, do antigo team de Laura Pausini... Dado, onde você foi se meter? Enfim, detestei o EP, não recomendo, não pretendo ouvir de novo. Mas isso é só a minha opinião! No Piccoline #24 a Thay falou brevemente sobre o novo single de Emma e vocês viram que a opinião dela sobre as músicas da cantora é totalmente contrária à minha. Pois é, como já comentamos, são poucas as unanimidades entre as colaboradoras!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Piccoline #25

Alessandra Amoroso: Que o primeiro single do próximo álbum a ser lançado por Alessandra Amoroso será "La mia storia con te", é uma informação que já vem sendo divulgada faz tempo na imprensa italiana. A música, inclusive, já está sendo transmitida nas rádios do país desde o dia 31 de agosto. Porém, agora as informações são mais concretas: o título do ábum será "Il mondo in un secondo" e estará à venda a partir do dia 28 de setembro.

Anna Oxa: Como já tínhamos informado no Piccoline #23, Anna Oxa lançará um novo álbum. De acordo com o site oficial da cantora, a data de lançamento do novo disco também é 28 de setembro. O álbum continua sem ter seu título divulgado. Porém, o seu primeiro single se chama "Tutto l'amore intorno" e já está disponível para audição.

Giovanni Allevi: O pianista também lançará um novo disco, "Alien", no dia... adivinhem? Sim, 28 de setembro! Allevi que recentemente concluiu uma turnê pelo Oriente, que incluiu países como China e Japão, declarou que esse seu novo álbum é um trabalho "experimental".