terça-feira, 8 de março de 2011

Lista Especial: Dia Internacional da Mulher

Obviamente, a data internacionalmente dedicada à mulher não poderia passar em branco no blog. Assim, selecionamos cinco músicas que tratam das mulheres. É claro que são inúmeras as músicas que abordam essa temática, porém, tivemos que escolher apenas cinco. Sabemos que essas cinco são ótimas, mas outras excelentes também ficaram de fora. Por isso, e como sempre, os leitores podem deixar os seus comentários sobre essa publicação. Outro detalhe sobre essa lista, é um fato pouco comum no blog. Como nosso foco é a música italiana dos dias atuais, geralmente priorizamos músicas lançadas mais recentemente. Contudo, na lista existem duas músicas da década de 80, porque se tratam de clássicos, interpretadas por dois grandes nomes da música italiana: Fiorella Mannoia e Zucchero. Segue a lista!


1. Le donne lo sanno (Luciano Ligabue; 2005)
Já falamos várias vezes que Ligabue sabe das coisas, e sabe que as mulheres sabem, sempre souberam de tudo. Sendo assim, ninguém melhor do que Ligabue para iniciar essa lista mais do que especial. A faixa Le donne lo sanno faz parte do cd Nome e Cognome (2005), e foi o terceiro single deste álbum.



2. Donne (Zucchero; 1985)
Outro que entende das coisas é Zucchero, assim ele não poderia faltar na lista. A canção Donne, que tem o próprio Zucchero como um de seus compositores, participou do Festival di Sanremo no ano de 1985, onde ficou na penúltima colocação. Porém, se tornou um sucesso, e é uma das mais famosas do extenso repertório do cantor. Dez anos depois, a música foi interpretada pelo grupo Neri per Caso, ganhando uma interessante versão que pode ser conferida aqui.




3. Nel cuore delle donne (Silvia Salemi; 2003)
E ninguém melhor do que uma mulher para cantar o que se passa no coração das mulheres, assim Silvia Salemi, com a sua bela voz, interpreta Nel cuore delle donne. Esta também é uma música sanremese, mas mais recente do que a de Zucchero: participou do Sanremo de 2003.


4. Donna D'Onna (Gianna Nannini, Laura Pausini, Fiorella Mannoia, Giorgia e Elisa; 2010)
Essa foi a primeira música que pensamos para compor a lista. Coincidentemente, é a mais recente e "nasceu" de uma visita que Gianna Nannini fez a região de Abruzzo, área atingida pelos terremotos em 2009. A música foi interpretada pelo quinteto das madrinhas do evento Amiche per l'Abruzzo: Gianna, Laura Pausini, Fiorella Mannoia, Giorgia e Elisa no dia 21 de junho de 2009, mas foi publicada oficialmente apenas no ano seguinte.



5. Quello che le donne non dicono (Fiorella Mannoia; 1988)
E encerramos a lista com a grande Fiorella Mannoia interpretando outra música participante do Festival di Sanremo, desta vez no ano de 1987, e cantando aquilo que as mulheres não dizem. A música integra o disco Canzoni per parlare (1988).

Nenhum comentário: