domingo, 27 de fevereiro de 2011

Jovanotti: Tutto l'amore che ho

Geralmente costumo pensar nos cantores italianos "ativos" atualmente, dividindo-os tem três categorias: a velha, a atual e a novíssima geração. São bons exemplos da novíssima geração Arisa, Malika Ayane, Marco Carta, Marco Mengoni e alguns outros que podem se tornar grandes ídolos ou não. Da velha geração (e velha no melhor sentido possível), Vasco Rossi, Zucchero, Ornella Vanoni e outros que começaram sua carreira já há um bom tempo. E existem os da atual geração, que são aqueles que têm mais de dez anos de carreira e, na sua maioria, mesmo antes dos quarenta anos, já são cantores consagrados, como Laura Pausini, Nek, Giorgia e Alex Britti. De todos esses, porém, acho que o maior exemplo dessa atual categoria de cantores, que não precisam provar mais nada para ninguém, seja Lorenzo Cherubini, mais conhecido como Jovanotti. Uma prova do imenso reconhecimento do cantor na Itália pode ser descrita em apenas uma palavra: Safari (2008).
O penúltimo álbum lançado pelo romano impressiona pelos seus números: 600 mil cópias vendidas e 97 semanas consecutivas na lista dos mais vendidos. Por isso, não era de se admirar que o álbum seguinte (1) do cantor fosse esperado com muita ansiedade. Ora foi lançado em janeiro deste ano e, como já era de se esperar, agradou e muito os fãs de Jovanotti. O atual sucesso deste álbum é Tutto l'amore che ho, primeiro single do álbum que poucas horas depois do seu lançamento já estava na primeira posição dos mais baixados no iTunes.
É óbvio falar, mas a música é ótima. Falaremos então do clipe que num primeiro momento surpreende pela sua originalidade. E aqui abro parênteses para dizer que acredito ser esse o diferencial dos realmente grandes: a originalidade. Ser ele mesmo, contudo sem se repetir. Voltando à Tutto l'amore che ho... Para captar o sentido do vídeo é necessário saber que a sua razão se relaciona com a seguinte frase que compõe a letra: "Considerando che l'amore non ha prezzo sono disposto a tutto per averne un po'" (2). Isso posto, o clipe é uma sequência de situações notadamente inverossímeis e ainda assim divertidas por esse mesmo motivo. Ora, não se busca fazer até o impossível quando se ama? É isso que o super Jovanotti faz no clipe, e ainda o faz dançando.
Outro ponto a se destacar é a qualidade do clipe, nenhuma cena, no que diz respeito a efeitos especiais, fica atrás da maioria dos filmes de ação que vemos por aí. Falando em filmes de ação, no clipe se encontram referências de diversos filmes. entre eles, Exterminío e Eu sou a lenda. É quase impossível não ficar assistindo todo o clipe esperando para ver o que vai acontecer no final.
Resumindo, Jovanotti além de ser um excelente compositor e cantor, ainda sabe fazer ótimos clipes.


(1) Em 2009, Jovanotti lançou OYEAH, mas apenas para o mercado americano.
(2) Em tradução livre: "Considerando que o amor não tem preço, estou disposto a tudo para ter um pouco dele".

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Buon compleanno: Gigi D'Alessio

Sempre falamos de Gigi D'Alessio (nascido Luigi D'Alessio, Nápoles, 24 de fevereiro de 1967) aqui no blog, então o leitor do blog já deve saber quem é o cantor. Pode-se, sem sombra de dúvida, dizer que D'Alessio é um dos cantores italianos da atualidade já consagrados, e as sempre boas vendagens que seus discos têm só comprovam isso. Além desse fato, Gigi tem uma belissíma voz e sabe compor músicas que agradam o seu público sem ser repetitivas, ainda que a maior parte das suas canções falem de amor.
Do repertório do cantor, escolhemos algo especial para compartilhar hoje: um dueto. E não um dueto qualquer, mas sim um dueto com a grande cantora belga Lara Fabian. A música é Un cuore malato, que integra o cd Made in Italy. Aliás, vocês sabiam que na versão do disco Made in Italy vendido no Brasil, essa faixa foi substituída por um dueto com a cantora brasileira Wanessa Camargo? O resultado você pode conferir clicando aqui.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Top 5 - Sanremo 2011

Continuando a tradição*, divulgo o meu Top 5 dessa edição do Festival, ressalto que essa é a minha visão do evento. Os leitores podem compartilhar as suas nos comentários se assim o quiserem.

5. Giusy Ferreri - Il mare immenso
Giusy, durante a maior parte das apresentações, tropeçou na parte vocal. Fato. Mas a sua música era muito boa, e acredito que conseguiria uma posição melhor se não fosse o ponto já mencionado. Entretanto, acredito também que a versão em estúdio, tocada nas rádios, será uma daquelas versões que vai conquistando a cada dia. Talvez demore, mas Il mare immenso tem tudo para ser no decorrer do ano, uma das melhores coisas do Festival.

4. Anna Tatangelo - Bastardo
Ok, Bastardo não tem nada de muito especial. É uma música boa e tendo Gigi D'Alessio como um de seus autores, seria difícil acontecer o contrário. Contudo, está longe de ser incrível. Porém, o que justifica mesmo a presença de Anna nessa lista foi a sua interpretação vocal. Anna cantou incrivelmente bem, e não deixou mais nenhuma dúvida quanto a sua capacidade como cantora.

3. Serena Abrami - Lontano da tutto
Serena começou o Festival como a nossa preferida. Continuamos gostando do que ela apresentou até agora, porém na sua apresentação no Ariston faltou brilho. Ela canta bem, muito bem aliás, tem uma boa aparência. Mas falta algo, como o encanto que transbordou da Arisa e Laura Pausini nas suas primeiras apresentações no Sanremo. Ainda assim, Serena foi uma das melhores coisas do Festival.

2. Davide Van de Sfroos - Yanez
Davide Van de Sfroos, com a sua ótima Yanez, foi um dos poucos, para não dizer o único, sopro de originalidade desse Festival, e merecia pelo menos um lugar entre os três primeiros colocados. Há de se ressaltar também o ótimo dueto com Irene Fornaciari, que foi um dos poucos duetos onde houve realmente uma harmonia.

1. Micaela - Come fuoco e cenere
Assim como no ano passado, o meu primeiro lugar vai para um concorrente da categoria dos jovens. E, torcida à parte, confesso que acho que a Micaela era a melhor entre os quatro jovens e merecia ganhar. Pois bem, aqui no TOP5 de todo o Festival a primeira colacação é dela. Micaela, de apenas 17 anos, tem uma linda e potente voz, e nos lembrou muito a Pausini no começo da carreira. Assim, como Laura Pausini, Micaela não nasceu apenas para ser uma boa cantora, ela nasceu para ser "diva". E esperamos sinceramente que um dia venha a ser.

*Para ver o Top 5 do Sanremo de 2010, clique aqui, já para ver o Top 5 do Sanremo de 2009, clique aqui.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sanremo 2011 - Impressões finais

A impressão final que temos da 61ª edição do Festival della Canzone Italiana di Sanremo é que esta foi uma das mais fracas edições dos últimos anos. Disse que a 60ª edição tinha sido morna, bom esta está mais para fria mesmo.
Bom, continuando de onde parei no post anterior sobre o evento, na terceira noite houve a classificação de mais dois jovens para a final da categoria: Micaela e Roberto Amadè. Assim, a final foi entre: Serena Abrami, Raphael Gualazzi, Micaela e Roberto Amadè. Surpreendentemente, Serena Abrami ficou na quarta posição e parece até mesmo ela ficou surpresa. O terceiro lugar ficou com Roberto Amadè, e Micaela com o segundo. O vencedor foi Raphael Gualazzi e será ele que representará a Itália no Eurovision*. E não por ter vencido a categoria, a seleção foi a parte. Eu e a Bruna já comentávamos que preferiríamos uma vitória da Micaela, para dar mais visibilidade à jovem cantora e de certa forma ser uma garantia que a cantora possa trilhar uma boa carreira. Afinal, injustiças como a da Valentina Giovagnini, esperamos que não se repitam.
Sobre o vencedor, antes mesmo do festival começar mencionavam Raphael Gualazzi como a versão masculina da Nina Zilli. Não se pode dizer que seja algo sem fundamento, mas que as desafinadas que o rapaz cometeu na apresentação da final dos Giovani me fazem discordar. Além disso, falta uma dose (e não pequena) de confiança para o rapaz, e logo logo, Eurovision está aí!

Sobre os concorrentes da categoria Artisti...
Como já era esperado foram repescados Anna Tatangelo e Al Bano. Contudo a maioria das apostas não previram o resultado final: Giusy Ferreri, Nathalie e Anna Tatangelo fora das três primeiras posições. Confesso que eu mesma achava que esse ano a vitória seria da Tatangelo. A única aposta que se mostrou correta foi o da parceria entre o grupo Modà e a cantora Emma, que ficou com a segunda posição. E ainda acho que foi mais por mérito dos artistas, afinal gosto muito de ambos, mas Arriverà é uma música bem fraca. Aliás, não posso deixar de comentar que a versão com Francesco Renga, especialmente no refrão, deu outra cara, muito melhor diga-se de passagem, para a música. Aliás, que falta faz cantores de "calibre" como Renga nesse festival.
Al Bano ficou com a terceira posição. Sinceramente, até que gostei! Al Bano, ao contrário de muitos cantores da antiga geração, continua com uma voz impecável, a música também poderia ser melhor, mas a intepretação é linda.
E a vitória, posso até dizer um pouco inesperada, ficou com Roberto Vecchioni que foi um dos poucos a ter uma música realmente boa, então não se pode dizer que foi injusta. O resumo de tudo é que faltaram "letras" boas nessa edição, o festival da música italiana tinha artistas que brilhavam muito mais do que as suas músicas, e particularmente considero que esse foi o principal problema do evento.
Pois bem, agora resta esperar a próxima edição!

*Dica do blog Música Italiana: Para ficar por dentro de TUDO (tudo mesmo!) que está relacionado ao Eurovision Song Contest visite www.janelaesc.com

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sanremo 2011 - Segundas impressões

Na segunda noite do Festival o nível dos participantes da categoria "Artisti" continuou abaixo do que se espera de um Sanremo. Quase nada mudou do que falamos sobre a primeira noite. O único destaque positivo é o ainda não mencionado Davide van de Sfroos com a sua animada Yanez, que merece ser incluída entre as melhores músicas do Festival.

As eliminações da segunda noite...
Al Bano, que interpretou Amanda è libera, e Patty Pravo, que interpretou Il vento e le rose, foram os dois eliminados da noite anterior. Nenhuma surpresa até aqui. Na noite de hoje eles participam da repescagem junto com Anna Oxa e Anna Tatangelo. Arrisco dizer que Tatangelo certamente voltará, especialmente pelo fato de Bastardo, música que a esposa de Gigi d'Alessio cantou, está tocando muito nas rádios italianas, e porque a cantora, apesar da eliminação, está cotada como uma das prováveis vencedoras desta edição.

Os giovani...

Na segunda noite se apresentaram Serena Abrami, Anansi, Gabriella Ferrone e Raphael Gualazzi. Como já era esperado, Serena e Gualazzi se saíram muito bem e foram classificados. Anansi foi bem, mas era esperar muito que um reggae conquistasse o Ariston, mas só a participação de uma música de um estilo tão diferente do Sanremo, já pode ser considerado um feito para o jovem cantor. Agora o momento mais tenso da noite, foi, sem sombra de dúvidas, a apresentação de Gabriella Ferrone, que desafinou horrores. Desde Barbara Gilbo no Sanremo de 2009, não imaginava ver uma apresentação tão sofrível de um jovem "talento". Repito: é uma pena que uma música interessante como Un pezzo d'estate, que lembra o estilo de Tiziano Ferro e Daniele Stefani no início de carreira, não tenha tido um intérprete à altura.

Hoje se apresentarão os outros quatro giovani: Micaela, Marco Menichini, Roberto Amadè e BTwins. Espero que se classifiquem Micaela e Menichini, mas os gêmeos BTwins podem faturar uma das vagas ainda mais agora que tem um nome extremamente forte os apoiando: Mogol. Sim, o incrível compositor. A esposa e cunhada de Mogol são as responsáveis pelo selo discográfico Numero2, que tem como seus primeiros artistas os BTwins, e o segundo single dos jovens, que será lançado depois do Sanremo, foi escrito por Mogol e terá também uma versão em inglês. É esperar para ver...

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sanremo 2011 - Primeiras impressões

É triste começar dizendo isso, mas no que se refere à qualidade das músicas, a primeira noite do Festival, na qual se apresentaram os concorrentes da categoria dos artistas já renomados, foi abaixo do esperado. Mesmo os cantores que se saíram razoavelmente bem, não foram espetaculares. Não houve nenhuma música que impressionasse muito ou que conquistasse já na primeira audição.

A Eliminação de Anna Oxa e Anna Tatangelo...
Dos quatorze cantores, duas já foram eliminadas: Anna Oxa e Anna Tatangelo. A saída precoce da Anna Oxa não foi tão surpreendente assim, afinal não podemos esquecer que já no evento Amiche per l'Abruzzo a cantora foi a única que durante a sua apresentação teve uma recepção negativa por parte do público presente no San Siro. Agora, a da Anna Tatangelo foi uma surpresa, pois a cantora sempre alcança boas posições no Festival, desde que venceu na categoria Giovani em 2002. A música interpretada, Bastardo, não é ruim, mas assim como todas as outras não tem nada de original. Ainda que a interpretação seja muito parecida com a da cantora em "Il mio amico", no último Sanremo participado pela cantora e em "Rose spezzate", que compartilhamos aqui, há de se ressaltar que a cantora foi vocalmente impecável. Para os que ficaram tristes com a eliminação da cantora: calma. Ano passado Valerio Scanu também foi excluído na primeira noite, voltou na repescagem e ganhou o Festival.

As mais tocadas...

De ontem até hoje, as músicas relacionadas ao evento tocadas nas rádios italianas foram: 1. Arriverà, interpretada pelo grupo Modà junto com a cantora Emma; 2. Il mio sencondo tempo, de Max Pezzali; 3. Il mare immenso, de Giusy Ferreri.
Sobre essas alguns comentários...
1. Antes do Festival pensava que seria melhor para a banda uma apresentação apenas deles, pois, caso vençam, certamente dirão que foi pela participação da Emma, quando penso que, considerando o histórico recente da banda, eles teriam condições totais de fazer um excelente festival. A música é um tanto gritada demais, mesmo para os padrões da Emma, mas aparentemente está agrandando o público.

2. Max Pezzali é um grande cantor e voltou ao palco do Ariston depois de mais de dez anos. A música é uma típica música do Pezzali, mas sem tanto impacto quanto as excelentes Nessun riampianto, Gli anni ou mesmo a recente Mezzo pieno mezzo vuoto.

3. Gostamos de Giusy Ferreri, não é segredo. A cantora já teve dois álbuns resenhados aqui no blog (que você pode ler aqui e aqui). Contudo, em respeito aos nossos leitores, sempre mantemos a imparcialidade, se um cantor tropeça não podemos ignorar o fato apenas por gostarmos do cantor, ou seja tentamos sempre ser imparciais. Isso posto, temos que dizer que vocalmente a cantora deixou um pouco a desejar, especialmente no início da música. Falando na música, nas primeiras audições (sim, ouvimos mais de uma vez!) ela é boa, talvez uma das melhores, mas já vimos Giusy fazer melhor em apresentações do X-Factor. Ah, Giusy foi uma das cantoras que fez uma escolha um tanto quanto equivocada no seu vestuário.

Os mais elogiados...
E falando em X-Factor, a apresentação de Nathalie, com a música Vivo sospesa, foi uma das mais elogiadas. Em um festival como esse é normal que Nathalie, com seu estilo alternativo e um público já conquistado no programa televisivo X-Factor, se destaque.
Entretanto, para mim, a música que mais agradou foi uma surpresa: Fino in fondo, interpretada por Luca Barbarossa e Raquel del Rosario. O timbre de Raquel de Rosario, vocalista da banda espanhola El sueño del Morfeo e que os fãs de Nek já devem conhecer por conta dos duetos realizados com o cantor, me desagrada. Porém, na música intrepretada no Festival di Sanremo, a cantora cantou bem e a música tem um refrão que "gruda" já na primeira audição. Vale recordar que Lola Ponce (cantora argentina) e Giò di Tonno, uma dupla também formada exclusivamente para o Festival, venceu em 2008 com uma música escrita por Gianna Nannini.
O comentário final é: esperávamos mais. Resta esperar se surpreender na noite dos duetos e, a partir de hoje, com o jovens talentos.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cristina Donà: Miracoli

Alguns aristas conseguem ficar muito famosos já na sua primeira música, outros precisam de um pouco mais de tempo para conquistar o grande público. Assim, hoje falaremos de uma cantora que já tem sete álbuns lançados, mas apenas agora, com o primeiro single do seu último álbum, intitulado "Torno a casa a piedi", é que Cristina Donà está conquistando a Itália. Para se ter uma noção, somente com este a álbum a cantora entrou pela primeira vez na seleta lista dos dez discos mais vendidos no país.
Miracoli, o referido single, é uma música fofa, alegre, além de ser muito bem arranjada e interpretada. O clipe de Miracoli é um ótimo exemplo de como um clipe pode ser bem feito e mesmo sem efeitos especiais, muitas vezes desnecessários, ser um excelente clipe. Recomendamos a visualização de Miracoli para todos os nossos leitores.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sanremo 2011 - Categoria Giovani

Como já adiantamos no Piccoline #33, a partir de agora nos aprofundaremos mais na mais importante manifestação musical da Itália. Porém, mais do que simplesmente passar a lista dos participantes ou reproduzir conteúdos dos sites oficiais, vamos compartilhar as nossas opiniões sobre os participantes do Festival.
Assim como no ano passado, é possível conhecer as músicas das novas promessas antes do Festival. Mesmo sendo possível começar o Sanremo com os seus favoritos, a apresentação no palco do Ariston ainda conta muito. Logo, comentaremos as nossas impressões iniciais dos participantes, mas que podem se alterar durante a competição.
 
 
1. Serena Abrami - Lontano da tutto
Serena nasceu em Civitanova Marche e tem 25 anos. No seu currículo já conta com uma participação no programa televisivo italiano X-Factor, onde porém não chegou a fase final. Mesmo assim, foi a partir da sua participação no programa que conheceu pessoas que seriam importantes para a sua carreira, como Nicolò Fabi, que escreveu a música a ser defendida do Sanremo: Lontano da tutto. Serena, assim como Arisa, nos encantou na primeira audição. Além da linda voz, muito bem utilizada na interpretação da música, Serena tem carisma e uma imagem agradável. Com base no que ouvimos até aqui, temos tudo para acreditar que ela fará um ótimo Festival, ou não, já que os resultados do Sanremo nem sempre são justos. Independentemente do resultado na competição, esperamos que Serena tenha um bom início de carreira, algo bastante provável, visto que a gravadora da garota é a EMI, mesma de Tiziano Ferro, Vasco Rossi, entre outros. Tanto é o cuidado que a gravadora está tendo com Serena é que Lontano da tutto tem dois clipes, ambos muito bem produzidos.

 
 


2. Roberto Amadè - Come pioggia
Amadè nasceu em Vercelli no ano de 1982. O cantor foi um dos dois selecionados por meio do "Area Sanremo 2010". Come pioggia é uma boa música, ainda que não muito original, bem adequada ao Festival. Roberto Amadè tem uma boa voz. Com o videoclipe, ele agradou, mas não conquistou. Algo porém que pode ser mudado dependendo da sua apresentação no Festival. Amadè, além das qualidades vocais, é apontando também como um excelente músico.
Sobre o clipe, achamos que a música merecia algo melhor produzido. Mas é provável que  a versão difundida até agora não seja a oficial e definitiva. Para constar, a gravadora do cantor é a Universal, que tem no seu grupo de artistas Carmen Consoli, Jovanotti, Francesco Renga, entre outros.

 
 

3. Anansi - Il sole dentro
O nome artístico de Stefano Bannò já dá uma boa dica sobre o seu estilo: Reggae! Exatamente: um dos participantes da categoria dedicada aos jovens irá mostrar que a Itália também tem reggae. Confesso que reggae não é um dos meus estilos preferidos, mas a música de Anansi é, no mínimo, agradável, ainda que eu não tenha gostado da voz do cantor. Porém, é uma questão de gosto, pois ela está em perfeita sintonia com o estilo adotado pelo cantor. O clipe é meio contraditório... Afinal tudo bem que o "sol está dentro", mas o clipe todo na neve? Sim, inverno por lá, mas não combinou muito não. Além disso, obviamente se nota que é um clipe "profissional", mas não tem nada de original. A gravadora de Anansi é a poderosa Warner Music, que também é a gravadora de, dentre outros, Nek, Laura Pausini e Ligabue.



4. BTwins - Mi rubi l'amore
Para mim 2008 ainda é muito recente, por isso me lembro perfeitamente de uma dupla de irmãos que foram para o Ariston cantar uma música que tinha como tema principal o amor. Conquistaram o Sanremo e milhares de fãs adolescentes, e de lá para cá até já vieram para o Brasil. Logicamente estou falando de Luca e Diego Fainello, os irmãos que compõem a dupla Sonohra. Pois bem, vamos ao Sanremo 2011: Eraldo e Giuseppe di Stefano são irmãos (e gêmeos!) e vão defender a música Mi rubi l'amore. Os cantores que acabaram de completar vinte anos, são uma versão atualizada do Sonohra. Atualizada e pior, devo dizer. L'amore tinha uma letra bonita e os irmãos de Verona sempre tiveram belas vozes. Para completar, o clipe também não agradou, além do já nada original nome da dupla. BTwins são os primeiros artistas da recente etiqueta discografica Numero2.




5. Gabriella Ferrone - Un pezzo d'estate
Gabriella, nascida em Capua no ano de 1989, é a outra proveniente do "Area Sanremo 2010" e também desagradou. A música é boa, e sendo interpretada por outro cantor até poderia ser uma boa aposta para o Festival. Mas o que poderia ser muito bom, na voz de Gabriella fica muito fraco. Além da voz anasalada, falta personalidade à voz da cantora, o que tenta ser compensando com caretas e trejeitos desnecessários.
Ainda não está disponível o vídeo oficial da cantora, mas um vídeo dela interpretando Un pezzo d'estate pode ser visto no site oficial do Festival. Sabemos que é melhor esperarmos as apresentações para pareceres mais concretos, mas acreditamos que não teremos mudanças de opiniões sobre Gabriella, assim esperamos não deixar de ver outros jovens talentos em boas posições para vê-la. 
 
 

6. Raphael Gualazzi - Follia d'amore
Raphael Gualazzi é o mais velho dos participantes da categoria das novas promessas, e mais "cult", por assim dizer. Vem sendo chamado da versão masculina de Nina Zilli, participante que ganhou o Premio della Critica "Mia Martini" pela sua participação do Festival de 2010. É inegável que o cantor de Urbino tem talento, mas o estilo mais sofisticado pode não conquistar tão rapidamente quanto se exige para uma boa classificação no Sanremo. Sobre Raphael (que na verdade nasceu Raffaele) esperaremos a apresentação no evento para opinarmos mais. Raphael Gualazzi é da SugarMusic, que tem no seu catálogo Elisa, Malika Ayane e Negramaro, apenas para citar alguns.




7. Marco Menichini - Tra tegole e cielo
Marco Menichini nasceu em Sezze, no ano de 1990. Aliás, aproveito para citar a Bru: "outro Marco"? Sim, outro... Mas esse vale a audição e, me atrevo a dizer, é o mais interesse dos cantores homens da categoria Giovani. Contudo, acho as comparações a Alex Baroni exageradas. Alex Baroni é Alex Baroni, e ponto final. A música do Marco Menichini é boa, mas assim como os demais não traz aquela novidade que se espera dos jovens. O ponto negativo é o clipe, visivelmente amador. Porém, como o que conta do Festival é a apresentação no Ariston, esperamos que Marco faça um bom Festival.




8. Micaela - Fuoco e cenere
Iniciamos o post com uma das nossas já preferidas e finalizamos com outra. Micaela Foti nasceu em Melito Porto Salvo, no ano de 1993. A jovem cantora participou do programa italiano Ti lascio una canzone, que apresentava jovens talentos da música. Micaela é dona de uma bela e potente voz, e a sua música, mesmo não podendo ser classificada como um sopro de originalidade, é boa. A jovem cantora me lembrou Karima, mas o lado bom da cantora, o jeito de diva e o uso da voz potente. O clipe é simples, mas cumpre bem o seu recado, e, ao contrário de Gabriella Ferrone, Micaela tem carisma suficiente para que os quatro minutos sejam pelo menos aceitáveis. Esperamos para Micaela o mesmo que para Serena Abrami: independentemente do resultado da competição, que elas possam seguir com suas carreiras.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Piccoline #33

Gigi D'Alessio: O cantor napolitano está conquistando o mundo. Depois de gravar duetos com a cantora brasileira Ivete Sangalo, ainda inéditos para o público, o cantor se apresentará em Nova Iorque no dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados por lá, e nada mais oportuno já que D'Alessio é um dos cantores italianos de hoje que melhor canta o amor. No concerto que será realizado no Radio City Music Hall, e será transmitido, na Itália, pela RaiUno, o cantor contará com a presença de ilustres convidados, tais como: Liza Minnelli, Lionel Ritchie, Ricky Martin, Anastacia, Sylvester Stallone, Mario Biondi, Aretha Franklin, Paul Anka, e, claro, a nossa Ivete Sangalo.*

Festival di Sanremo: Com a chegada de fevereiro, muitos posts no blog tratarão do mais famoso festival musical italiano. Assim, anotem nas agendas: o festival será realizado durante as noites dos dias 15 a 19 de fevereiro. Na categoria principal, concorrerão 14 artistas, e na dos jovens, 8 novos talentos.

Subsonica: Istrice é o primeiro single retirado do último álbum lançado pela banda: "Eden". Um detalhe interessante é que o videoclipe da música foi realizado com os fans.

Vasco Rossi: Depois de ter escrito o atual single de Noemi, como já comentamos aqui, o cantor lançará seu novo disco no dia 29 de março. O álbum será composto de 12 músicas inéditas.

* Agradecemos as informações fornecidas por Filippo Macchi.