quarta-feira, 22 de junho de 2011

Studio 3: Scelgo te

E a boy band italiana volta em 2011. Mas ainda dá para chamar Studio 3 de boy band, se considerarmos esse termo relacionado a um pop meloso e despretencioso? Os meninos estão flertando cada vez mais com o rock. O que, entretanto, não é ruim, depois da estranha Non deve mancare, os meninos parece que acertaram a mão e as músicas desse estilo lançadas desde então tem uma audição mais agradável.
Sobre Scelgo te, considero-a uma música boa, especialmente porque os meninos do grupo continuam utilizando muito bem as suas bonitas vozes. Contudo, não tem o impacto que os seus primeiros sucessos (Solo te, Forse un angelo) tinham. O clipe é bem feito e o diferencial é o Parkour. No geral, recomendo a audição para os que ainda não conhecem o grupo.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Raf: Un'emozione inaspettata

Raf (Raffaele Riefoli, 1959) é um dos cantores com um dos timbres mais particulares do cenário musical italiano. Não à toa, o cantor já tem uma carreira com mais de 25 anos e 14 álbuns lançados. O último álbum lançado pelo cantor foi "Numeri", cujo primeiro e atual single é Un'emozione inaspettata. Sobre a música, obviamente ela tem o padrão de qualidade que se espera de um cantor como o Raf. 
O clipe, contudo, surpreendeu positivamente. É provável que logo surjam, ou talvez já tenham surgido e eu não saiba, comentários sobre um cantor de outro país que fez um clipe semelhante. Por isso não direi que ele é um clipe totalmente original, mas no atual panorama italiano Un'emozione inaspettata tem um argumento que difere dos demais. Sem falar no quanto o clipe é refinado. Fica mais interessante ao pensar que o cenário de todo o clipe é apenas um quarto. Confiram, vale a pena!

sábado, 18 de junho de 2011

Piccoline #40

Alessandra Amoroso: O atual single da cantora é Dove sono i colori, extraído do último álbum da cantora "Il mondo in un secondo". Clique aqui e confira o clipe.

Giorgia: A cantora em breve lançará um novo álbum. O último foi "Spirito Libero - Viaggi di Voce 1992-2008", coletânea com os seus grandes sucessos e algumas inéditas, cuja resenha você pode ler aqui. O single que antecipa a publicação do disco é Il mio giorno migliore, é possível escutá-lo clicando aqui.
Zucchero: Vedo Nero é o terceiro single do ótimo álbum "Chocabeck". Esperava um clipe melhor e menos apelativo para alguém como Zucchero. Mas ok, o cantor ainda tem créditos com a gente. Para ver o clipe, clique aqui.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Jovanotti: Il più grande spettacolo dopo il Big Bang

O terceiro single extraído do elogiadíssimo "Ora", é Il più grande spettacolo dopo il Big Bang, música que aliás foi elogiada pela Bru na seção Classifiche: I commenti que tratou do álbum.
Sobre o clipe, depois do surreal Tutto l'amore che ho e do intenso Le tasche piene di sassi, temos um clipe mais comum, cenas de show salpicadas com um ou outro efeito especial, tudo em uma atmosfera feliz e até mesma romântica, pois várias são as cenas de casais (e não apenas os heterossexuais) se beijando. Muito oportuno já que "o maior espetáculo depois do Big Bang" se refere  ao amor: "Il più grande spettacolo dopo il Big Bang siamo noi, io e te".
Ora mostra que, como já se esperava, é um álbum de altíssima qualidade, pois os três primeiros singles dele extraídos foram ótimos. A dúvida que fica é quantos mais serão, pois em um álbum normal de inéditas são retirados aproximadamente três singles, mas e quando se trata de um álbum duplo de inéditas como "Ora"? Resta esperar de que outras formas Jovanotti era mostrar que sabe fazer ótimos clipes
.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Classifiche: I Commenti #5 - Jovanotti x Modà















Jova tem moral. Começo assim porque Ora é um projeto altamente inusitado, louco mesmo, o encarte é qualquer coisa pra lá de desvairado, mas o álbum é muito bom. Muito mesmo. Nunca tinha prestado muita atenção no cantor, ouvia e gostava uma música ou outra, mas nunca tinha parado para ouvir um disco inteiro. Acabei ouvindo Ora para fazer esse post e tudo que posso dizer é que amei o resultado inusitado, gostoso, alegre, dançante, com altas doses de música eletrônica. E mais, ao lançar um álbum duplo de inéditas e ocupar com ele os primeiros lugares entre os mais vendidos Jovanotti humilhou quem anda vivendo de lançar EPs e coletâneas. Enfim, álbum recomendadíssimo. Ouça sem parar o primeiro single Tutto L'Amore Che Ho, o segundo, Le Tasche Pieni di Sasse, Ora, L'Elemento Umano e o novo single, Il Più Grande Spettacolo Dopo il Big Bang
Mas os rapazes do Modà também andam com moral. Desde o Festival di Sanremo que o novo disco deles, Viva I Romantici, não sai dos primeiros lugares, tendo inclusive liderado a lista de mais vendidos por um tempo, conforme comentei no último Classifiche. Eu não conhecia o grupo até a participação em Sanremo, a qual não apreciei pela simples presença da cantora Emma. Quem acompanha o blog sabe que eu não a suporto. Contudo, admito que a versão trio, com Francesco Renga, teve seu valor porque Renga é A VOZ. Sim, mas o objetivo aqui é falar do cd, e Viva I Romantici me surpreendeu positivamente. Gostei muito do disco. Ok, não acho que seja uma obra-prima, mas é bastante agradável, Kekko canta bem, as músicas são boas e bem variadas, indo das baladinhas ao pop-rock com desenvoltura. Enfim, é um bom álbum, que não enjoa facilmente. Estou pensando até em fazer uma resenha. E, claro, ratifico a opinião da Thay que, apesar de gostar da Emma, acha que seria melhor para o Modà ter ido para Sanremo sem a cantora. Pois é, Arriverà é bem melhor na versão solo. Além dela, recomendo Tapetto di Fragole, Tutto Non è Niente e L'Amore È Un'Altra Cosa.

domingo, 12 de junho de 2011

Laura Pausini no Brasil... em 2012!

Anotem na agenda, a data informada como a que a Laura fará show no Brasil, mais especificamente em São Paulo, é 21 de janeiro de 2012 (cai em um sábado, para quem já está pensando em fazer planos). Essa é a data de abertura da turnê latinoamericana do seu próximo álbum, que será lançado em 11 de novembro de 2011, como já anunciamos aqui.

A turnê nos países latinos continuará com shows na Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Costa Rica, República Dominicana e México.

No show do Brasil, quem vai?

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Giusy Ferreri: Piccoli dettagli

Piccoli detagli é o segundo single extraído do álbum "Il mio universo", o primeiro foi a música defendida no Sanremo desse ano, Il mare immenso. A música, que está agradando na Itália, também me agradou. Não a ponto de amar, mas é uma bela música, e penso eu, teria sido uma escolha mais acertada para o Festival.
O clipe me surpreendeu, não pela originalidade, pois não o é, mas por ser "clean" para os parâmetros Giusy. O vestuário da Giusy, bom... é o vestuário habitual da Giusy. O saldo do clipe é positivo, e só ajuda a recomendarmos a audição da música!


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Classifiche

Já faz tempo que não posto uma Seção Classifiche, não é mesmo? Como vocês viram no Classifiche anterior, o Modà mantinha-se em primeiro lugar, mas Vasco Rossi lançou disco novo e imediatamente tomou a posição do grupo. Bom, só que aí veio Lady GaGa com seu Born This Way e roubou a primeira posição da lenda italiana! Adorei, mas isso não vem ao caso. 
Jovanotti continua indo bem e agora ocupa o sexto lugar. Paolo Meneguzzi, de quem a Thay falou aqui recentemente, entra na lista ocupando o 18º lugar, enquanto a ótima estreante Annalisa, que já esteve em segundo lugar, caiu para o décimo nono com seu álbum Nali. Só lamento muitíssimo a ausência da também estreante Micaela. Vocês já nos viram falar dela na época do Festival di Sanremo e ainda falaremos mais, mesmo ela não tendo conseguido ficar nem entre os cem mais vendidos. Agora vamos à lista?

1. Lady GaGa - Born This Way
2. Vasco Rossi - Vivere o Niente
3. Vinicio Capossela - Marinai, Profeti e Balene
4. Modà - Viva I Romantici
5. Blind Fool Love - Il Pianto
6. Jovanotti - Ora
7. Gianna Nannini - Io e Te
8. Mango - La Terra Degli Aquiloni

9. Jennifer Lopez - Love?
10. Raphael Gualazzi - Reality and Fantasy
11. Adele - 21
12. Ben Harper - Give Till It's Gone
13. Raf - Numeri
14. Zucchero - Chocabeck
15. Negramaro - Casa 69
16. Caparezza - Il Sogno Eretico

17. Sade - The Ultimate Collection
18. Paolo Meneguzzi - Sei Amore Best Of
19. Annalisa - Nali
20. Daniele Silvestri - S.C.O.T.C.H.


Fonte: FIMI - Federazione Industria Musicale Italiana

Lista completa aqui

Piccoline #39

Malika Ayane: Um ano após o lançamento de "Grovigli", cuja resenha você pode ler aqui, a cantora anunciou que já começou a trabalhar no seu novo álbum. Esperamos que seja melhor do que antecessor. E repito: sem pressa, Malika.... sem pressa.

Raphael Gualazzi: Parece que Gualazzi sabe mesmo conquistar os críticos musicais. O cantor ficou com a terceira colocação no Eurovision Song Contest desse ano, aliás eu já esperava uma boa música por causas "políticas" (a Itália retornou ao Festival depois de vários anos ausente). Contudo, foi ele, com sua Madness of love, quem venceu o prêmio dado pelo júri técnico. Para quem não sabe, Madness of love é a mesma Follia d'amore com a qual ele venceu o Sanremo na categoria jovem, apenas com umas estrofes em inglês.

Serena Abrami feat. Max Gazzè: O novo single da cantora, que também conhecemos na categoria Giovani do Sanremo desse ano, se intitula Scende la pioggia (da un'ora) e conta com a participação de Max Gazzè. O interessante é que concomitantemente a sua participação ao Festival di Sanremo a cantora lançou seu primeiro EP, composto por inéditas e Scende la pioggia (da un'ora) não faz parte da publicação...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Bandas italianas #1: Subsonica

Fazia algum tempo que pensava em fazer uma série de posts sobre as bandas italianas, especialmente as de rock, porque sim, na Itália tem rock! Eu achava que é mais fácil comentarmos sobre cantores solistas aqui, pois temos a seção Buon compleanno, e as bandas estavam ficando de lado. Estavam. O mais do que fofo e-mail da Debora, que se declarou leitora assídua do blog, foi o incentivo necessário para começarmos essa nova seção. A Debora sugeriu que falássemos da banda de Turim, Subsonica. Fiquei surpresa ao notar que uma banda que tem músicas que eu amo ainda não tinha recebido o destaque merecido aqui no blog. Pois bem, falaremos de Subsonica.
O rock da banda, fundada em 1996, é classificado como alternativo. Durante a sua carreira já lançaram seis álbuns em estúdio, sendo o primeiro intitulado "SubsOnicA" (1997) e o mais recente "Eden" (2011); uma coletânea ("Nel vuoto per mano", 2008); três álbum live ("Coi piedi sul palco", 1998; "Controllo del livello di rombo", 2002; "Terrestre live e varie altre disfunzioni", 2006); e dois DVDs ("Cielo Tangenziale Ovest", 2004; "Be human: Cronache Terrestri - Tour 2005", 2006).
A atual formação do grupo é: Samuel (voz principal), C-Max (guitarra e voz), Boosta (teclado e voz), Ninja (bateria) e Bass Vicio (baixista).
Para quem ainda não conhece Subsonica ou mesmo para quem quer matar a saudade, compartilharemos dois vídeos. O primeiro, o meu preferido da banda, Vita d'altri (2005) e o outro a recomendação da leitora Debora e penúltimo single da banda Istrice (2011).

Vita d'altri

 
Istrice
 

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Paolo Meneguzzi: Sei amore

Paolo lançou um the best of dos seus quinze anos de carreira (aliás, pasmem, o cantor já tem 34 anos). O álbum é composto por dezoito faixas, dessas sendo dezesseis sucessos da carreira do cantor e duas inéditas. Sei amore é uma das inéditas e foi escolhida como primeiro single deste álbum, a outra é Love. O cantor seguiu a atual moda dos cantores italianos (Tiziano Ferro, Jessica Brando, apenas para citar alguns) e lançou uma biografia. Na verdade, o livro, intitulado "Si o No? Questo è il problema", é uma mistura de biografia e romance. Segue o clipe de Sei amore, sobre a música... É uma típica música de Meneguzzi. Se você curte o trabalho do cantor, tem grandes chances de gostar. Se não, acho bem díficil se encantar pela música...